Social
O Centro Pop de Umuarama está atendendo pessoas em situação de rua com almoço e nos dias de recesso do setor público fornecerá vales para a retirada de marmitas em um restaurante conveniado. A medida se deve pelo período de férias de algumas casas de apoio e que atendiam tal comunidade com a alimentação.
O chefe da Divisão de Política de Atendimento à População de Rua, Roger Giopatto, explicou que como a Casa da Sopa está em recesso devido às festas de fim de ano, o município vem fornecendo alimentação para a população em situação de rua desde o dia 22 até o dia 10 de janeiro. Para os dias em que o Centro Pop não abrir, serão distribuídos vales para as pessoas retirarem marmitas em um restaurante conveniado. “Basta solicitar o ticket nos dias normais de funcionamento”, orientou o coordenador Giopatto.
Durante o período de férias coletivas do funcionalismo municipal, o Centro Pop atenderá das 8h às 14h nos dias 28 e 29 de dezembro e nos dias 3 e 4 de janeiro, retornando ao funcionamento normal em 9 de janeiro.
Em média, por mês, o Centro Pop atende 120 pessoas em situação de rua com serviços de café da manhã/tarde, higiene pessoal, banho, lavagem de roupas e encaminhamentos para atendimento em saúde, habitação, assistência social, abrigos, auxílio para documentação, orientações e apoio para outras necessidades.
Passagens de ônibus são fornecidas para retorno familiar, após contato com as famílias dos solicitantes, ou para vagas de empregos em outros municípios – desde que a informação seja confirmada. “Não embarcamos ninguém sem ter feito contato prévio, para checar as informações, com toda responsabilidade”, afirmou Giopatto.
Para segurança alimentar os usuários são encaminhados à Casa da Sopa Dr. Leopoldino, onde recebem almoço, e o jantar é servido na Apromo, onde também contam pernoite desde que se enquadrem às normas da instituição (especialmente quanto ao horário e permanência).