UMUARAMA
O Centro Pop de Umuarama realizou nesta quarta-feira, 20, o tradicional almoço natalino para pessoas em situação de rua, em vulnerabilidade social e indígenas de passagem por Umuarama. Desta vez, a confraternização aconteceu no espaço Casa do Criador, cedido pela Sociedade Rural de Umuarama (SRU) no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega. Cerca de 100 pessoas participaram, além de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O almoço foi criado para reforçar valores como solidariedade, espírito fraterno e acolhida aos menos favorecidos, dentro do espírito que o Natal desperta em cada pessoa. “O Pop busca promover a interação e valorização das pessoas em situação de rua, assegurando seus direitos e o acesso a serviços básicos, com orientação sobre questões de moradia, atenção social e oportunidades para inserção dos usuários no mercado de trabalho”, lembrou o secretário Amós Westphal.
O Centro Pop é frequentado por pessoas que procuram a assistência social do município. Lá elas recebem café da manhã, almoço, banho e café da tarde, além de orientações e encaminhamento para outros serviços. A primeira edição do almoço natalino reuniu cerca de 70 participantes.
Desta vez o público foi um pouco maior. “Fechamos um ano de muito trabalho e conquistas importantes, como o comitê Ciamp-Rua, avançamos na obra da nossa nova sede que vai oferecer mais estrutura para melhorarmos a atenção aos usuários e reforçarmos nossas ações”, acrescentou o coordenador do Pop, Roger Bruno Brambila Giopatto.
Segundo ele, o foco central é emancipar a pessoa em situação de rua, garantir os seus direitos e manter os serviços qualificados, conforme estabelece o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
O secretário Amós Westphal, que representou o prefeito Celso Pozzobom na ocasião, acrescentou que o almoço natalino promove os direitos da pessoa em situação de rua, além da confraternização. “Um almoço delicioso foi servido à população de rua, preparado com grande alegria pela nossa equipe e por colaboradores”, afirmou o secretário, agradecendo a toda a equipe envolvida na organização, voluntários e parceiros da questão social como a Apromo e a Casa de Missão Santa Dulce dos Pobres.
O almoço natalino teve a presença do coordenador do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Ivo Galdino, da diretora da Secretaria de Assistência Social, Adnetra Veira Santana, da chefe da Proteção Básica, Dayanne Paola Demozzi, do representante nacional da população em situação de rua, José Cirineu Pereira Rocha, do padre Luiz César – que concedeu a bênção dos alimentos – e a animação ficou por conta do músico e coordenador do Centro da Juventude, Jeferson Ferreira – o Jefinho.