Umuarama

COMBATE A PANDEMIA

Centro Diocesano deve ser a nova tenda covid de Umuarama

28/05/2021 15H44

Jornal Ilustrado - Centro Diocesano deve ser a nova tenda covid de Umuarama
Foto divulgação Mitra Diocesana

A Prefeitura de Umuarama e a Mitra Diocesana confirmaram nesta sexta-feira (28) tratativas para que o Centro Diocesano de Formação (CDF) passe a abrigar a tenda covid, ambulatório que é a porta de entrada para o tratamento dos pacientes positivados para a doença em Umuarama.

Ainda não foi divulgado a partir de quando as novas instalações passam a ser ocupadas efetivamente pelos pacientes e corpo clínico, mas a decisão da mudança foi tomada em um momento crítico na Capital da Amizade. A estrutura fica na saída para Xambrê.

A covid19

Entre segunda-feira (24) e esta quinta-feira (25) 7 umuaramenses perderam a batalha para a doença e outros 403 foram positivados, conforme consta no boletim divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Restrições

Nesta sexta-feira (28) passou a vigorar em todo o Estado o novo decreto estadual que aperta as restrições, com toque de recolher a partir das 20 horas, bem como a proibição de comercialização de bebidas alcoólicas entre as 20 horas e 5 horas. Várias cidades estão adotando o lockdown como medida drástica de contenção. É a tentativa que conter o avanço do vírus e de suas cepas cada vez mais assustadoras em um momento que a estrutura de saúde está em colapso.

Jornal Ilustrado - Centro Diocesano deve ser a nova tenda covid de Umuarama
Foto divulgação Mitra Diocesana

Estrutura

Segundo nota emitida pela Mitra e pela PMU, “os trâmites legais ainda estão sendo formalizados e os locais sendo viabilizados. Deste modo, os ambientes estão sendo readequados para o atendimento ao publico. O aumento considerável de casos do coronavírus fez com que prefeito Celso Pozzobom e a Secretaria Municipal de Saúde solicitassem o espaço.

O Centro Diocesano conta com aproximadamente 50 quartos para a instalação da tenda de atendimentos da Covid-19.

Seguem notas emitidas pela Prefeitura de Umuarama e pela Mitra Diocesana

Prefeitura

“A Prefeitura de Umuarama confirma que está em tratativas com a Mitra Diocesana para utilizar o Centro Diocesano de Formação (CDF) e outros locais para readequar o atendimento e dar melhores condições ao Ambulatório Municipal de Síndromes Gripais, que recebe pessoas com suspeita de infecção ou contaminadas pelo coronavírus em plantões de 24h/dia, desde o início da pandemia. O objetivo é melhorar a atenção prestada à população, já debilitada pela doença, e fornecer um tratamento mais qualificado. Até a próxima segunda-feira (31) serão acertados os detalhes finais e anunciadas as mudanças”.

Mitra Diocesana

A Diocese de Umuarama disponibilizou, para a prefeitura municipal, aproximadamente 50 quartos para a instalação da tenda de atendimentos da Covid-19.

Os trâmites legais ainda estão sendo formalizados e os locais sendo viabilizados. Deste modo, os ambientes estão sendo readequados para o atendimento ao publico. O aumento considerável de casos do coronavírus fez com que prefeito Celso Pozzobom e a Secretaria Municipal de Saúde solicitassem o espaço.

A Diocese se sensibiliza com esse momento que Umuarama e todas as cidades estão passando, por causa dessa pandemia, espera em Deus que tudo isso passe logo, e que os enfermos retornem curados para as suas famílias”.