Umuarama

Saúde

Centro de Saúde Escola, na Unipar, vai realizar 500 exames grátis para diagnóstico de câncer de próstata neste sábado

11/11/2022 15H04

Jornal Ilustrado - Centro de Saúde Escola, na Unipar, vai realizar 500 exames grátis para diagnóstico de câncer de próstata neste sábado

Dentro das ações programadas na campanha Novembro Azul em Umuarama, destaque para a realização de 500 exames gratuitos de toque retal, em força-tarefa idealizada pelo médico urologista Alberto Santiago Mendes Tomé, professor da Unipar e cirurgião robótico pelo hospital Albert Einstein. A ação será das 8h às 16h deste sábado (12) na unidade de saúde Centro de Saúde Escola (que fica na sede da Unipar).

O médico observa que, em média, 65 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata por ano – um em cada seis homens terá resultado positivo durante a vida. “Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde nós preparamos uma programação especial, oferecendo a realização de exames para diagnóstico precoce da doença. Além dos exames de toque retal, também estarão previstos exames de PSA”, complementa.

Dr. Alberto Tomé faz questão de afirmar que, ao contrário do que se pensa, o exame é bem simples. “É indolor e muito rápido: dura apenas alguns segundos. Por meio dele é possível avaliar o formato, o tamanho e a textura da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem ser indicativos de um tumor maligno”, explica o urologista e parceiro na campanha Novembro Azul.

Ele acrescenta ainda que o diagnóstico precoce faz toda a diferença. Se descoberta no início, as chances de cura da doença ficam acima de 90%. “Por isso é fundamental que os homens deixem de lado esses mitos sobre o exame e procurem a prevenção. O preconceito mata muito mais do que a doença”, aponta o professor, especificando que o exame é indicado para todos os homens acima de 50 anos (homens negros precisam iniciar o rastreamento mais cedo: aos 45 anos).

SERVIÇO 

NOVEMBRO AZUL – EXAMES DE PRÓSTATA – 500 exames grátis – Data: 12/11/2022 – Sábado – Horário: Das 8h às 16h – Local: UBS Centro de Saúde Escola (Unipar sede) – Praça Mascarenhas de Moraes n° 4282 – Zona III – Não é necessário agendamento.