Umuarama

Cemitério

Cemitério de Umuarama está pronto para receber os visitantes do Dia de Finados

30/10/2021 10H17

cemiterio-umuarama-dia-de-finados

Após ser afetado pelas últimas tempestades, como toda a região Noroeste, o Cemitério de Umuarama está pronto para receber cerca de 20 mil visitantes previstos para o Dia de Finados. A administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) espera movimentação intensa entre domingo (31) e segunda-feira (2), uma vez que no ano passado a cidade passava por restrições mais severas em relação ao coronavírus. Desta forma, seguir os protocolos de segurança, como uso de mascará e álcool em gel será fundamental no momento da visitação.

Além dos protocolos de prevenção ao coronavírus, o diretor da Acesf, Gilvan Luz da Silva, pede para os visitantes cuidarem com as embalagens e recipientes que possam juntar água dentro do cemitério. “Pedimos para os visitantes recolherem as embalagens dentro dos tambores de lixo. Além de ajudar na limpeza do cemitério, também colabora para não proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya”, alertou.

Durante toda a semana uma equipe de servidores da Acesf, Secretaria de Obras e Secretaria de Serviços Públicos realizaram a limpeza e adequação do cemitério para receber os visitantes. “Devido aos últimos temporais foi preciso do apoio dos servidores das Secretarias de Obras e Serviços Público para formar uma equipe visando limpar e organizar o espaço”, ressaltou.

HORÁRIOS

Conforme a Acesf, o prazo para limpeza de túmulos no cemitério de Umuarama termina neste domingo (31). Os familiares podem fazer a manutenção das 8h às 18h. Já os horários do cemitério para atender os visitantes será das 8h às 18h entre hoje e segunda-feira (01). Na terça-feira (Dia de Finados) os portões abrem às 6h até as 18h.

Na terça-feira às 9h será realizada uma missa no Cemitério Municipal.

Coloque lixo no lixo

Agentes de combate de endemias realizaram uma busca ativa de larvas do mosquito da dengue no Cemitério Municipal de Umuarama, na sexta-feira (22). O resultado serve de alerta: ao final da ação foram localizados e eliminados 35 focos de larvas do Aedes aegypti. O trabalho foi realizado para evitar a infestação de mosquitos, uma vez que o cemitério receberá nos próximos dias um grande número de visitantes por conta do Dia de Finados (2 de novembro).

O diretor Gilvan Luz reforçou o pedido para os visitantes de jogar embalagens entre outros lixos nas lixeiras espalhadas pelo cemitério. “Não utilizem vasos sem abertura para saída de água. Precisamos zelar pelo nosso bem e a saúde do coletivo”, disse.