Umuarama

Qualificação Profissional

Cemil inaugura Centro de Formação Profissional de técnico em enfermagem

07/08/2019 08H39

As comunidades de Umuarama e da região ganharam, na manhã de ontem, o Centro de Educação Profissional São Francisco de Assis, que ofertará o curso de Técnico em Enfermagem. Com espaço moderno e profissionais qualificados, o espaço tem a Associação Beneficente São Francisco de Assis (ABESF) como mantenedora, a qual também é responsável pelo Hospital Cemil.

Segundo o médico e superintendente do hospital Cemil, João Jorge Hellu, o centro de educação surge para proporcionar ensino de qualidade à formação dos técnicos em enfermagem. “A ideia veio do médico Robson Grubba Moreira, visando elevar o conhecimento profissional do técnico de enfermagem. Uma vez, que este profissional é quem mais tem contato com o paciente. Para isso, idealizamos uma escola totalmente equipada e com professores capacitados, visando formar um profissional qualificado para atuar nos hospitais de Umuarama e região”, disse.

O CENTRO DE EDUCAÇÃO

Os professores do Centro de Educação Profissional São Francisco de Assis ministrarão suas aulas no prédio do antigo Hospital São Lucas, na rua Doutor Camargo, e as inscrições para o curso de técnico de enfermagem podem ser realizadas na sede da escola ou na secretária do Hospital Cemil.

Segundo a diretora do Centro de Educação, Andressa Martins, os cursos serão divididos em dois períodos: noturno – que será semanal e com duração de 25 meses – e diurno – com aulas nos fins de semana e 30 meses de duração. Ao todo são 60 vagas divididas entre os dois períodos. “Para ingressar no curso o candidato deve ter concluído o ensino médio e participar do teste seletivo”, ressaltou.

A estrutura do centro de educação profissional conta com laboratório de informática, semiologia, sala de aula, sala de professores e biblioteca. A inscrição para o teste seletivo tem custo de R$ 30,00 e o curso terá mensalidade de R$ 298,00. “Não será cobrado valores de matrícula”, finalizou a diretora.

CRESCIMENTO PROFISSIONAL

O presidente da ABESF, o médico Guilherme Antonio Schimitt, retificou a importância da escola para o crescimento profissional dos técnicos em enfermagem não só de Umuarama, mas de toda região. “É uma qualificação de mão de obra de toda região. Serão profissionais que vão atender todos com maestria” enfatizou.

Para o médico e professor de Medicina da Unipar, Italo Fiovaranti Junior, a concretização do centro de formação é um ganho imensurável para toda a comunidade, uma vez que a cada dia os hospitais precisam aperfeiçoar seus serviços para os pacientes. “Existe a necessidade de apurar a qualificação profissional do técnicos de enfermagem, isso é uma demanda que chega até nós pelos pacientes. Esse mesmo paciente busca a melhor qualidade de atendimento em todos os setores da saúde. No Cemil já fornecíamos treinamentos para os novos funcionários e isso nos levou a amadurecendo a ideia para a formatação da escola, que vai reverter em qualidade de atendimento para os pacientes”, explicou o médico.

Inauguração

A inauguração do centro contou com a presença do prefeito Celso Pozzobom, que falou do espaço como forma de fortalecer o município no âmbito da saúde e geração de emprego. Como também, do ex-deputado estadual Fernando Scanavaca, o chefe de gabinete Luiz Genesio Picoloto, a secretária Municipal de Saúde Cecília Cividini Monteiro da Silva e representante da 12º Regional de Saúde.

Após cortarem a faixa inaugural, a diretora do Centro de Educação, Andressa Martins, agradeceu o empenho de toda equipe do hospital Cemil na idealização e formatação do centro, como também da prefeitura de Umuarama, Regional de Saúde e demais parceiros.