PADROEIRA DO BRASIL
Os católicos de todo Brasil comemoram no próximo dia 12 o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Em Umuarama, a paróquia que leva o nome da santa vem realizando a novena de Nossa Senhora desde o último dia 3, que encerra no sábado (10) com a missa de coroação da padroeira do Brasil. No domingo haverá missa na paroquia às 8 horas com o bispo Dom João Mamede Filho e carreata pelos bairros da cidade.
Segundo o padre da paróquia Nossa Senhora Aparecida, Marciano Monteiro da Silva, as celebrações seguem as normas dos decretos de prevenção ao coronavírus e por isso menos de 50% de lugares na igreja estão sendo utilizados pelos fiéis. Um telão também foi montado ao ar livre, no pátio da igreja, para proporcionar espaço para os participantes da novena. “Seguimos o distanciamento e as pessoas precisam pegar uma senha para participar da celebração”, explicou.
Ainda segundo padre Marciano, Nossa Senhora é a figura materna do povo católico brasileiro e a figura da mãe de Jesus é tão presente no Brasil que em 1967 ela recebeu o título de generalíssima do exército brasileiro. “O povo brasileiro não se sente órfão de mãe. Já morei na Itália e passei pela Polônia e percebo como a devoção mariana é forte no Brasil”, disse.
No sentido de reavivar a fé, o padre ressaltou que o católico busque Nossa Senhora, porém não só pelo o que ela pode conceder através da sua intercessão materna, mas como um exemplo e veja seu caminho perante Deus. “Uma mulher e mãe, obediente ao senhor. O caminho de santidade percorrido por Nossa Senhora na Terra, passando por sofrimentos e alegrias, também é o nosso caminho. Ela fez esse caminho sempre buscando fazer a vontade de Deus. Seguimos o exemplo de Nossa Senhora para encontrar o filho dela, para isso, devemos olhar como ela caminhou com Deus”, ressaltou.
O período era 1717 na vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, quando um grupo de pescadores foi incumbido de trazer peixes para um jantar, que seria servido a Dom Pedro de Almeida, governante da província de São Paulo e Minas Gerais. Após horas sem conseguir um peixe, os pescadores puxaram em sua rede, parte de uma imagem de Nossa Senhora e ao jogar a rede novamente rio abaixo, agora a cabeça da imagem havia sido recolhida.
Os homens guardaram a imagem da Santa e logo em seguida, ao retomar a pesca, a rede pesou de tal forma, que quase não conseguiram puxar devido à quantidade de peixes. Desde então os brasileiros têm devoção especial a Nossa Senhora Aparecida.