Umuarama

UMUARAMA

Castrapet teve 67 cães e gatos registrados no primeiro dia de cadastramento

19/11/2024 09H29

Jornal Ilustrado - Castrapet teve 67 cães e gatos registrados no primeiro dia de cadastramento

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente iniciou, nesta segunda-feira, 18, o cadastramento de tutores interessados na castração de seus animais de estimação por meio do Castrapet (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos no Paraná), que terá mais uma edição em Umuarama no próximo dia 16. No primeiro dia foram registrados 67 cães e gatos, de um total de 108 cirurgias previstas. Além disso, serão aceitos mais 33 cadastros para reserva técnica – caso haja desistências ou impedimentos por questões de saúde dos animais.

Esta é a terceira vez que Umuarama recebe o programa, desde que foi criado em 2019 pelo Governo do Estado. Das 6h às 13h do dia marcado, veterinários e técnicos contratados pelo programa farão as cirurgias de castração em 54 cães e 54 gatos pertencentes a pessoas que possuam o cadastro social Cad-Único. As inscrições continuam até que se completem as vagas.

O secretário do Meio Ambiente do município, Waltinho Sucupira, lembra que cada tutor pode cadastrar até dois animais para a cirurgia. “A definição sobre quais animais serão escolhidos para serem esterilizados cabe ao grupo gestor do Castrapet. Nossa equipe vai apenas auxiliar nos processos de cadastramento e apoio logístico”, explicou.

De acordo com o secretário, o Castrapet é uma realização do Instituto Água e Terra (IAT) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal.

Para o cadastro, os tutores devem comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura, com cópias de RG e CPF, comprovante de endereço recente e a folha resumo do Cad-Único, que pode ser retirada no Cras que a pessoa é cadastrada. Quem possuir documentos do animal, como carteirinha de vacinação, também pode apresentar para registro.

“No ato da inscrição vamos instruir sobre os processos pré e pós-operatórios e no dia os profissionais darão ainda mais informações sobre os cuidados pós-cirúrgicos, que devem ser tomados com rigor”, alerta o médico-veterinário José Guilherme de Oliveira Junior, diretor municipal de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal.