Umuarama

Saúde

Casos de dengue continuam crescendo e Umuarama registra primeiro óbito

18/03/2020 08H59

epidemia-dengue-umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na manhã de ontem, a morte de uma mulher de 85 anos que estava sendo tratada com sintomas de dengue. O óbito ocorreu no dia 16 de fevereiro e o município aguardava o resultado de exames para comprovar a causa da morte. No boletim divulgado pela administração municipal, Umuarama conta com 1.062casos confirmados de dengue.

Conforme nota da assessoria de imprensa da prefeitura de Umuarama, a mulher tinha outras enfermidades o que agravou o quadro de saúde. Esta é a primeira morte provocada pela dengue na cidade no atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2019 e que vai até julho de 2020. O município ainda tem em investigação, para casos de dengue, 1.257 exames.

No texto, a assessoria da Prefeitura finaliza ressaltando que na região já foram registradas mortes em Xambrê, Douradina, Perobal e Nova Olímpia – totalizando óbitos por dengue na área da 12ª Regional de Saúde, que tem Umuarama como polo.

BOLETIM ESTADUAL

O boletim da dengue divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Paraná confirma 12 novos óbitos provocados pela doença. Agora, são 49 mortes neste período epidemiológico com início em agosto de 2019.

“O Governo do Estado segue em alerta e com várias ações de combate coordenadas pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná, mas nosso principal apelo é para que a população participe desta luta e que a limpeza dos quintais e eliminação dos criadouros do mosquito faça parte da rotina de cada cidadão; 90% dos focos estão nos domicílios e dependemos da ajuda dos paranaenses para a redução da infestação”, afirma o secretário da Saúde Beto Preto.

Dos 12 óbitos apresentados nesta semana, nove são do sexo feminino e três do masculino; a maioria idosos, com comorbidades.

O Paraná tem hoje 65.524 casos confirmados de dengue; 12.872 casos a mais que na semana anterior, que totalizava 52.652 confirmações. O aumento é de 24,45%. São 157.472 notificações no estado, registradas em 357 municípios.

Epidemia

Ao todo são 147 municípios do Estado estão em situação de epidemia; 23 entraram a partir do boletim divulgado hoje. São eles: Santa Izabel do Oeste, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, Anahy, Iguatu, Goiorê, Rancho Alegre D`Oeste, Roncador, Esperança Nova, São Jorge do Patrocínio, Astorga, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Lobato, Marialva, Cambé, Cornélio Procópio, Nova Fátima, Santo Antonio da Platina, Maripá, Mercedes e Toledo. Mais 41 municípios estão em situação de alerta.