Umuarama

Saúde

Caso confirmado de coronavírus em Umuarama é de fora, diz Secretaria de Saúde

21/03/2020 16H01

coronavirus-umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o número de casos suspeitos de coronavírus aumentou para 11 neste sábado, 21, em Umuarama. Atualmente há 10 pessoas em isolamento respiratório e domiciliar, como medida preventiva, enquanto aguardam resultados dos exames realizados no Laboratório Central do Estado (Lacen). Conforme assessoria da prefeitura de Umuarama, um caso foi descartado e não há no momento nenhum morador de Umuarama com caso positivo de coronavírus.

CASO POSITIVO

Na matéria emitida pela assessoria da Prefeitura de Umuarama, diz que a Secretaria de Saúde foi informada pelo Estado sobre um caso positivo de Covid-19 atendido na cidade. Trata-se de um morador de cidade da região que teve sintomas após uma viagem ao exterior, procurou a rede hospitalar em Umuarama sem dar entrada pelo SUS, e estava em isolamento desde então.

PACIENTE EM UMUARAMA

Segundo assessoria do hospital Uopeccan de Umuarama o paciente está sendo tratado no hospital. O homem está internado desde a última terça-feira, 17, e não há informação sobre seu quadro de saúde. As medidas preventivas e o isolamento foram adotados para todas as pessoas que tiveram contato com o paciente, ressaltou assessoria da Prefeitura de Umuarama.

Além do paciente com coronavírus, duas pessoas ainda estão internadas no hospital com suspeita do vírus.

“O momento é delicado, por isso precisamos reforçar os cuidados para evitar o contágio do vírus. A população precisa seguir as recomendações da Secretaria de Saúde e dos decretos publicados pelo município, permanecer o máximo de tempo em casa e manter a higiene constante das mãos e dos objetos pessoais, que não devem ser compartilhados”, orientou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

MONITORAMENTO

O município está monitorando pessoas que chegam de outras cidades e regiões, tanto no Aeroporto Orlando de Carvalho quanto na Estação Rodoviária e orientando a evitar as viagens. “Só saia de casa em caso de real necessidade, para ir ao supermercado, farmácia ou à unidade de saúde (em caso de sintomas persistentes de tosse, febre e dificuldade de respirar), principalmente se tiver mais de 60 anos. Mas a recomendação é para todos”, reforçou a secretária.

NOVO DECRETO

O prefeito Celso Pozzobom manifestou preocupação com a confirmação e o aumento dos casos suspeitos, mas disse que isso já era previsto. “Infelizmente o coronavírus é de fácil disseminação. Estamos fazendo o possível para evitar que o vírus seja transmitido para outras pessoas, mas a população precisa respeitar as recomendações. A principal é permanecer em casa. A grande maioria do comércio atendeu à determinação, mas alguns insistiram em abrir seus estabelecimentos, colocando a saúde dos trabalhadores e da população em risco”, lamentou,

Por isso, o novo decreto publicado neste sábado traz algumas punições. O não cumprimento das medidas será caracterizado infração à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis – incluindo, se couber, a cassação da licença de funcionamento – e estabelece multas que podem variar entre R$ 300,00 e R$ 5 mil.