Umuarama

COVID-19

Casa da Sopa e albergue Chico Xavier levam apoio aos moradores de rua na cidade

26/03/2020 08H53

casa-da-sopa-umuarama-coronavirus

A pandemia do coronavírus mudou o mundo, as pessoas estão com medo, políticos não se entendem e empresários milionários estão a beira do pânico. Mas em meio a esse turbilhão, uma parcela da população vem ajudando quem já não tem nada. Voluntários e doadores da Casa da Sopa e albergue Chico Xavier continuam oferecendo almoço e jantar para os moradores de rua.

Só na manhã de ontem, 60 pessoas almoçaram na Casa da Sopa localizada na rua Bahia. A maioria dos acolhidos são moradores de rua e segundo eles, após o pedido para as pessoas ficarem em casa, alguns deles estavam há três dias sem comer. Normalmente a instituição oferece almoço para 130 pessoas, mas com as medidas de prevenção contra o coronavírus os andarilhos acharam que o local estava fechado.

Para continuar com a entrega de comida, a Casa da Sopa e o albergue Chico Xavier dispensaram os funcionários acima de 60 anos e estão trabalhando com voluntários. Um esquema para buscar prevenir a transmissão do vírus também foi montado. Apenas oito pessoas entram nos espaços para se alimentar, seguindo uma distância de três metros cada uma, além da higienização com água e sabão.

coronavirus-moradores-de-rua

Um dos moradores de rua que estava na Casa da Sopa, ressaltou que muitos estão se abrigando nos bosques da cidade entre outras dependências públicas. O homem, que prefiriu ficar no anonimato, ainda disse que algumas pessoas ficaram até três dias sem comer, pois pensaram que a casa estava fechada. “Estamos com medo do vírus, mas estamos com mais medo de morrer de fome, pois tudo está fechado”, disse.

Apoio

Para manter as pessoas alimentadas A Casa da Sopa e o albergue Chico Xavier precisam de apoio e doações, segundo a diretoria das instituições, no momento é preciso arroz, feijão, vale-gás e marmitas para colocar a comida. As pessoas que quiserem ajudar podem entrar em contato no WhatsApp 9 9900-6898.