Cotidiano

NAS RUAS DE UMUARAMA

Carros com mais de 15 anos estão na ‘mira’ dos ladrões. Saiba como proteger o seu

26/09/2018 17H30

Vídeo divulgado pela Polícia Civil do suspeito de cometer ao menos dois furtos de veículos em Umuarama (divulgação Polícia Civil)

 

Esta semana Umuarama registrou ao menos um furto de veículo por dia. Desde o início de setembro foram sete furtos, segundo dados da Polícia Militar.

O que chama a atenção é o alvo dos criminosos: carros em sua maioria populares e com mais de 15 anos de uso. Na segunda-feira (24) foi um Corsa, na terça-feira (25) um Fiat Uno vermelho e na manhã de quarta-feira (26) uma caminhonete ano 94.

O veículo foi levado das proximidades do bosque Uirapuru e foi encontrada abandonada, horas depois, na saída para Maria Helena, segundo a Polícia Civil.

SUSPEITO DE FURTOS

Segundo o delegado-chefe da 7ª SDP, Osnildo Carneiro Lemes a polícia já tem ao menos um suspeito que foi flagrado por câmeras de segurança em dois dos furtos ocorridos nas últimas duas semanas. No vídeo o homem aparece usando uma camiseta verde e um boné.

“Ainda não identificamos o suspeito, mas estamos trabalhando para isso”, afirmou Lemes. Ele contou que as imagens estão sendo compartilhadas com outras delegacias da região. “Chegamos a acreditar que o suspeito fosse de Campo Mourão, mas até agora nada foi confirmado. Hoje temos um investigador que está verificando em Cianorte”, explicou.

A polícia pede que quem tiver informações entre em contato através dos telefones 181, 197 ou 190. As denúncias podem ser anônimas.

QUANTIDADE DE FURTOS

Dados da Polícia Militar indicam que entre julho e setembro foram furtados 42 veículos em Umuarama, uma média de 13 ao mês. O pico ocorreu em julho, quando 22 veículos foram levados. Em agosto 13 e agora em setembro sete até hoje (26).

Em sua maioria são veículos mais antigos, que não possuem seguro e normalmente o único veículo da família ou usado para o trabalho da vítima.

DESMANCHE X REMARCAÇÃO

De acordo com o delegado Osnildo Lemes, há duas possibilidades: a primeira, para o desmanche e revenda em ‘ferros velhos’. Já a segunda opção é a remarcação para o carro continuar rodando com a documentação de outro veículo. “a remarcação normalmente é cara, mas não podemos desconsiderar”, afirmou.

Furto de carros velhos em Umuarama
A maior parte dos furtos registrados são de veículos com mais de 15 anos de uso

COMO SE PROTEGER DE FURTOS

Se não tem dinheiro para pagar um seguro, uma alternativa mais em conta é a instalação de dispositivos de segurança que dificultam a ação do ladrão. Desembolsando de R$ 40 a R$ 600 já é possível melhorar a segurança e evitar o dissabor.

Segundo o instalador Alan Douglas Delgado, uma das alternativas mais baratas, além do alarme, é o sistema antifurto, que consiste em um botão conhecido popularmente como ‘segredo’. O sistema corta a passagem do combustível ou da parte elétrica, impedindo o carro de sair do lugar.

Outra alternativa são as travas, que podem ser de volante ou de bloqueio de freio e ignição. “São dispositivos que inibem, mas não impede o furto. Se o mal elemento tiver tempo, ele vai levar o carro. Os dispositivos dificultam. Se entra no carro e vê que vai dar trabalho, é possível que deixe esse e tente outro”, salientou o entrevistado.

Alan Delgado ainda lembrou que todo instalador deve ser credenciado e licenciado junto a Polícia Civil. “O profissional deve ter certidão negativa junto a polícia, senão não é um instalador legalizado”, afirmou.

OUTRAS DICAS PARA INIBIR FURTOS

– Procure estacionar sempre em locais bem iluminados e movimentados. Evite lugares ermos e escuros;

– Sempre verifique se trancou efetivamente o carro;

– Tenha dispositivos de segurança que inibem a ação dos criminosos, como os descritos acima.