EM UMUARAMA
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estabeleceu, por meio da resolução nº 26/2023, as regras relacionadas ao processo de seleção prévia da eleição para conselheiro tutelar de Umuarama, que terá prova escrita objetiva no auditório do Senac de Umuarama (avenida Duque de Caxias, 5238) no próximo domingo, 18, com portões abertos aos candidatos das 8h às 8h30.
A prova terá duração de três horas, incluído o tempo de marcação do cartão-resposta. “Não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização da prova. O candidato deverá chegar com antecedência mínima de 30 minutos, portando de caneta esferográfica azul ou preta e documento original de identidade com foto, para ingresso na sala”, alerta o presidente do CMDCA, Ivo Galdino da Silva.
Na prova objetiva, os candidatos inscritos serão submetidos à seleção prévia e eliminatória organizada pelo conselho, com 40 questões em que serão avaliados conhecimentos na área de Língua Portuguesa (dez questões), Informática (cinco) e conhecimentos específicos relacionados à política da criança e do adolescente (25 questões), conforme conteúdo programático descrito na resolução nº 14/2023 do CMDCA.
As questões de português terão peso 2.0, totalizando 20 pontos, as de informática terão peso 1.0 (somando cinco pontos) e as de conhecimentos específicos terão peso 3.0, perfazendo 75 pontos. Estarão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 pontos. A eleição para o cargo de conselheiro tutelar acontece em outubro e a posse está prevista para janeiro de 2024. O mandato será de dois anos.
A resolução 24/2023 traz a relação de candidatos habilitados para a prova objetiva e a 25/2023 dispõe sobre a divulgação do local e horário da realização da prova para os candidatos habilitados à disputa. No total, 86 candidatos foram habilitados e tiveram as inscrições homologadas para a prova objetiva, no próximo domingo.
Será permitido aos candidatos levar água em recipiente transparente e sem rótulo e não serão considerados validos para a prova a apresentação de qualquer tipo de documento digital em equipamento eletrônico. A prova objetiva será aplicada por equipe da UniAlfa Faculdade.
Texto completo da resolução nº 026/2023 – clique aqui