02/08/2022
O apresentador e empresário Marcão Superti, do programa semanal Rancho da Prosa esteve em visita ao jornal Umuarama Ilustrado na tarde desta segunda-feira (1º). Ele foi recebido pelo diretor do Ilustrado, Ilídio Coelho Sobrinho e aproveitou para confirmar que é candidato a deputado federal pelo partido Democracia Cristã. Marcão morou e teve empresas durante muito tempo em Umuarama e atualmente reside em Maringá, por causa do programa sertanejo Rancho da Prosa, que é transmitido pela TV Evangelizar e pelas redes sociais.
O prefeito de Alto Piquiri, Giovane Mendes de Carvalho, esteve presente na celebração dos 49 anos de Salto del Guairá, no Paraguai, fim de semana. Na foto, o prefeito Giovane com o prefeito da cidade paraguaia, Héctor Moram, a cantora piquiriense Maria Victória e a presidente da Câmara de Alto Piquiri,Denise Cabral. E na outra foto o prefeito acompanhando apresentação de Maria Victória no evento.
Um é comunicador da palavra de Deus, o outro é um dos ícones do rádio paranaense.
O encontro do pastor Perci Fontoura com o ex-deputado estadual e comunicador Jotapê aconteceu na convenção do PSD, em Curitiba, onde Perci foi convidado do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Pastor Perci é presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Estado do Paraná, e vice-presidente da Convenção Geral das Assembleia de Deus do Brasil, hoje contando com cerca de 33 Milhões de membros.
Jotapê é assessor ligado diretamente ao governador e comunicador de muito prestígio no Paraná.
Márcio Nunes teve sua candidatura à reeleição aprovada na convenção do PSD e vai buscar o terceiro mandato de deputado estadual, agora muito mais fortalecido eleitoralmente do que na eleição passada pelo conjunto da obra.
E em muitos municípios ele vai fazer dobradinha com a esposa, a vice-prefeita de Campo Mourão, Fátima Nunes, que sairá para deputada federal.
Ela também tem seus redutos e muita capacidade de convencimento, pela força do argumento e pelo testemunho do seu trabalho.
Do Marvadão
Hora de observar o comportamento dos políticos e da fauna que os cerca.
Dizem que o homem é um animal político. É por isso que Brasília virou um grande zoológico.
O poder trai e atrai.
Existe a imantação, o tropismo, a força da gravidade do poder. A classe política tem faro para saber para onde os ventos sopram. Puro instinto de sobrevivência.
O poder tem açúcar, tem mel, tem magnetismo, tem feronômios. Funciona como afrodisíaco. As formigas e moscas não sentem isso de longe.
Observe o movimento de cena dos políticos no momento. Eles percebem quem tem mais chances de vencer e já começam a flertar, dar piscadelas, fazer o jogo da sedução e acasalamento.
Se quem está no poder está bem nas pesquisas, as juras de fidelidade são renovadas.
Se há uma tendência de um outro vencer, os apoios começam a migrar. Tem gente que fica com os pés em duas canoas: nem quer perder as benesses do governo atual, nem perder a chance de encontrar novas tetas no próximo governo.
– Celso Ribeiro.
Papo rápido
– Luciano Bivar desistiu mesmo da candidatura a presidente ou é fake news?
– Fake news era a candidatura dele…
Macedão pirou
O TSE não aceitou assinatura digital para criar partido, alegando insegurança do sistema eletrônico.
O mesmo TSE, porém, impede impressão física do voto alegando que as urnas são seguras.
Macedão consultou amigos mais apetrechados nas lides forenses e ficou sem resposta.
Vai entender…
Com todo respeito, é claro!
Decisão difícil
O senador Álvaro Dias (PR) vai decidir até sexta-feira (5), quando termina o prazo para definição de candidaturas, se vai ou não vai, e se vai, pra onde vai; a presidente da república, senador, deputado federal ou pendurar a fatiota.
Tudo o que ele deseja, na falta de perspectivas eleitorais, é uma saída honrosa.
Mas que tenha pelo menos um pouco de votos, pois sair de urna vazia é chato.
Mais gente
O Censo do IBGE começou a contar gente ontem, segunda-feira.
Há expectativa de que Umuarama tenha muito mais habitantes do que as projeções feitas até agora.
A última contagem foi em 2010 e de lá pra cá foram feitas apenas atualizações com base em projeções, que sabemos bem que não são confiáveis.
A Justiça Eleitoral tem números bem mais próximos da realidade, levando em conta apenas o cadastro de eleitores.
Outros indicadores apontam população maior do que a projetada, como por exemplo, o enorme número de novos loteamentos ocupados e outros em ocupação, novos cartões SUS emitidos, ligações de água e energia, coleta de lixo…
Sem enquetes
A realização de enquetes ou sondagens sobre as Eleições 2022 está proibida a partir de 15 de agosto.
Segundo a norma, enquete ou sondagem é “o levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea da parte interessada, e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem à eleitora ou ao eleitor inferir a ordem das candidatas e dos candidatos na disputa”.
Só vale pesquisa registrada no TSE.
Mesmo aquelas que apresentam em seus levantamentos resultados de tamanha amplitude numérica que parece que alguém está enganando a patuléia, ou se enganou.
Guerra entre bandidos
Agora não falta mais nada.
O Brasil tem piratas que, na região amazônica, atacam narcotraficantes e garimpeiros.
Pense no rebuliço no lugar.
E as comunidades ribeirinhas, quilombolas, os seringueiros e os povos indígenas como ficam?
Quando a gente pensa que já viu tudo…
Puro veneno
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor examinou 27 produtos, divididos em 8 categorias de alimentos e bebidas, para saber se esses produtos continham resíduos de agrotóxicos.
As conclusões assustaram.
– Cerca de 59,3% dos produtos apresentam pelo menos um tipo de agrotóxico, 51,8% apresentam resíduos de glifosato ou glufosinato e todos os produtos que tinham trigo como ingrediente continham agrotóxicos.
É isso!