Eleições 2018
Umuarama – Com visitas a empresas e jantares dos “amigos” a campanha eleitoral de alguns políticos iniciou faz algum tempo. Entretanto, a propagando eleitoral passa a ser oficialmente permitida amanhã. A partir desta data, é permitido a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet (desde que não paga), entre outras formas. Este ano as eleições gerais serão no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.
Encerrado o prazo para realização das convenções, os partidos políticos terão até as 19 horas de hoje para registrar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a chapa completa. Somente após este prazo, os partidos poderão colocar a campanha oficialmente na rua, uma vez que a campanha eleitoral se inicia oficialmente amanhã.
Neste período, os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão fazer comícios e usar equipamento de som fixo. Também podem fazer campanha em carros de som e usar alto-falantes ou amplificadores de som em suas sedes e comitês.
Conforme a Agência Brasil, estão autorizadas até o dia 6 de outubro, véspera do primeiro turno, a distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas e o uso de carro de som pelas ruas, divulgando jingles ou mensagens dos candidatos. Até 5 de outubro, são permitidos anúncios pagos, na imprensa escrita, e a reprodução, na internet, limitados a dez por veículo, em datas diversas, para cada candidato, com tamanho máximo de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tabloide.
Atenção mesários
O Fórum Eleitoral de Umuarama faz um alerta para os convocados ao serviço de mesário nas eleições 2018. Conforme o chefe do cartório da Zona Eleitoral 89ª, Carlos Sérgio Furlan, dos chamados 25% deixaram de comparecer para se apresentar ou oferecer justificativas para falta. Sobre as pessoas que perderam o prazo, esses incorrerão sanções previstas na legislação eleitoral.
Segundo Furlan, o edital de convocação publicado no dia 8 deste mês e os listados tiveram até o último dia 13 para se apresentar no Fórum de Umuarama, ou levar justificativas para o não exercício da função. Destes, 25% dos nominados no edital não compareceram. “Enviamos e-mail, mensagem e por último contatamos por Whatsapp. Ainda vamos buscar contato com com essas pessoas”, disse.
já têm calendário com as principais datas do processo eleitoral a serem observadas por candidatos, partidos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.
Boxxx
Horário gratuito
Ainda com informações da Agência Brasil, na segunda quinzena deste mês, o TSE se reunirá com os partidos políticos para aprovar o plano de mídia do horário eleitoral gratuito, que entrará no ar nas emissoras de rádio e televisão a partir do dia 31 de agosto. No total, serão 35 dias de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, em dois blocos diários, além das inserções ao longo da programação. Na mesma reunião, que acontece até o dia 24 de agosto, será sorteada a ordem de apresentação de cada candidato no horário eleitoral gratuito. A campanha vai ao ar às terças, quintas e aos sábados, em dois blocos de 12 minutos e 30 segundos, às 7 horas e às 12 horas, em cadeia nacional de rádio, e às 13 horas e às 20h30, nas emissoras de TV. No domingo não há horário eleitoral gratuito.
Foto: urna
Este ano as eleições gerais serão no dia 7 de outubro em primeiro turno