EM UMUARAMA
Mais uma vez a Campanha E-Lixo, coordenada e realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi um sucesso: foram arrecadados 5.480 quilos de materiais eletrônicos inservíveis, que poderiam ser descartados de forma errônea prejudicando o meio ambiente. Foi um recorde desde a criação do evento, em 2011, e agora os organizadores da ação já contabilizam 143 toneladas de materiais recolhidos.
A secretária de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, lembra que produtos com elementos tóxicos poderiam ter ido parar no aterro sanitário ou, pior, jogados em locais que poderiam comprometer o lençol freático ou áreas de proteção ambiental do município. “Estamos muito felizes mesmo, pois a cada ano conseguimos aumentar um pouco a arrecadação de materiais. No ano passado, por exemplo, recebemos 3 toneladas e esse ano foram 5,5 toneladas – 83% a mais”, compara.
A população levou computadores, TVs, impressoras, micro-ondas, eletrodomésticos dos mais variados, uma varredeira industrial e até uma enceradeira, conforme relata Fernanda. “A Campanha E-Lixo também recolheu lâmpadas, de todos os tipos. Contamos inclusive com o apoio fantástico dos Supermercados Planalto, que disponibilizaram pontos de arrecadação desses materiais. E tudo isso é importante para o meio ambiente e para a economia, pois muitos desses elementos tóxicos que compõem os equipamentos, possuem materiais de alto valor para a reciclagem, por isso é importante dar a destinação correta”, comentou.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação da Unipar (Universidade Paranaense), Elyssandro Piffer, comenta que o lixo eletrônico é um problema global, que afeta o meio ambiente e a saúde humana. “Infelizmente ainda há muitos casos em que o lixo eletrônico é descartado de forma incorreta. O projeto E-lixo, do qual temos muita satisfação de sermos parceiros e apoiadores há várias edições, tem como objetivo promover a conscientização sobre os impactos negativos que esses produtos exercem sobre o meio ambiente”, pontua, acrescentando que a reciclagem de eletrônicos é fundamental para poupar o meio ambiente e evitar a contaminação de solos, mananciais e outros recursos naturais.
O evento é realizado pela Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Sescap (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná), Cooperuma (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis), Unipar, Instituto Federal do Paraná (IFPR), UniAlfa, Sanepar e Sesc.