EM UMUARAMA
A partir da próxima segunda-feira (24) a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama realiza a campanha Renegocia!, um mutirão que oferece ao cidadão a oportunidade de negociar suas dívidas com bancos, financeiras, lojas, inclusive operações de crédito, compras a prazo e contratação de serviços, entre outros. A promoção vai até o dia 11 de agosto e os profissionais do Procon local farão, de graça, toda a intermediação.
O secretário do Procon, Antonio Comparsi de Mello alerta, no entanto, que não estão na lista de possíveis negociações as dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real (modalidade de empréstimo que consiste na oferta de algum bem em troca da liberação de uma linha de crédito), de financiamentos imobiliários e de crédito rural. “Em outros casos, vamos oferecer todo apoio necessário para que o consumidor tenha essa possibilidade de voltar a ter o nome limpo”, resumiu.
O Renegocia! é uma campanha criada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) que negocia as dívidas em duas modalidades: a) negociação de endividamento para prevenção ao superendividamento e b) negociação para tratamento do superendividamento. “Vale definir que superendividado é aquele consumidor que simplesmente tem uma dívida impossível de ser quitada sem que ele comprometa a sua própria subsistência e a de sua família. É para auxiliar essas pessoas que o Senacon une-se aos Procons, criando oportunidades e perspectivas de resolução de situações até então insolvíveis”, observa o secretário.
Para participar da campanha de renegociação de dívidas, o cidadão deve procurar o Procon levando RG (ou outro documento de identificação com foto), CPF, comprovante de residência e um extrato (ou documento) de dívida, que pode ser conseguido junto a empresas que registram o histórico de dívidas e pagamentos dos consumidores, como SPC Brasil, SCPC e Serasa. “As consultas a esses ‘birôs de crédito’ podem ser feitas de graça pela internet, no computador ou baixando o aplicativo no celular. Mas é preciso tomar muito cuidado porque existem muitos sites que se aproveitam da desatenção do consumidor. Só digite seus dados se tiver certeza de que está em um ambiente seguro”, indica Mello.
O devedor pode apresentar também contratos – ou documentação equivalente – que comprove a dívida. “O pedido de negociação será registrado na plataforma do consumidor.gov.br, Sindec, ProConsumidor, ou por outro meio de controle, dessa maneira trará mais segurança para o consumidor e para a instituição credora. E, claro, antes de assinar qualquer acordo, o consumidor será informado com detalhes sobre a proposta de negociação e analisar se atende às suas necessidades, pois nossa obrigação e foco é sempre defender e auxiliar o cidadão”, afirma.
SERVIÇO – RENEGOCIA! PROCON – Mutirão para negociação de dívidas – Data: de 24/07 a 11/08/2023 – Local: Procon Umuarama – Av. Presidente Castelo Branco n° 3871 – Telefone: (44) 3621-5600 – Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
SCPC Boa Vista – Clique aqui.
SPC Brasil – Clique aqui.
Serasa – Clique aqui.