Umuarama

Saúde

Campanha de vacinação contra gripe continua nas unidades de saúde

19/06/2020 08H40

Com índices ainda bem abaixo da meta em alguns segmentos, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o próximo dia 30 nas unidades básicas de saúde do município. Algumas UBS dispõem de horários especiais para dar mais opções à população.

O grupo com menor cobertura vacinal até o momento é o das crianças de cinco anos (38,3%), seguido pelo dos adultos (47,09%) e das crianças de dois a cinco anos (54,47%), de acordo com a última estimativa da Secretaria Municipal de Saúde. Apresentam cobertura abaixo da meta, ainda, o segmento das gestantes e puérperas, que está em 61,11%, e das crianças de seis meses a dois anos (68,78%), que são considerados grupos prioritários.

A Secretaria de Saúde de Umuarama está desenvolvendo ações para reforçar a vacinação, que foi prorrogada pelo Ministério de Saúde até o fim do mês, em todo o país. A vacina está sendo oferecida em horários prolongados, informados em cada região pelos respectivos agentes comunitários de saúde (ACS).

POSTO DE SAÚDE

O Posto de Saúde Central (esquina da Av. Rio Grande do Norte com Rua Pinguim, na Zona 6) está disponibilizando a vacina de segunda a sexta, das 17h às 19h, até o dia 30. Outras UBS que têm datas e horários especiais são o Bem Estar – 23 e 29/06, das 17h às 19h e no dia 20/06, das 8h às 12h; e Parque Industrial – 20/06, das 8h às 17h. As demais unidades já realizaram ações com horário estendido no início do mês e a vacina também foi oferecida a gestantes e puérperas no Centro de Referência Materno e Infantil (CRMI).