Umuarama

FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL

Campanha da Fraternidade 2024 incentiva a amizade social e fim da intolerância

10/02/2024 11H10

Jornal Ilustrado - Campanha da Fraternidade 2024 incentiva a amizade social e fim da intolerância

A Campanha da Fraternidade 2024 começa oficialmente na próxima quarta-feira (14), quando os católicos celebram a missa de cinzas, que marca o início da quaresma, mas o lançamento na Diocese de Umuarama foi realizado nesta quinta-feira (8), no auditório da residência episcopal em Umuarama.

Com o tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”, (Mt 23,8), a campanha busca provocar iniciativas concretas de conversão que “passa pela experiência da humildade, da aceitação do outro e da alegria do encontro em um cristo ressuscitado”, afirmou Orozino Moreira, membro da Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade e pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Douradina.

Ele participou de uma coletiva de imprensa juntamente com o bispo diocesano Dom João Memede Filho e o padre Carlos Alberto de Figueiredo, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Tapejara.

Durante a coletiva, Dom João Mamede fez uma reflexão sobre as coisas novas e muito bonitas que estão surgindo na Igreja, “a cultura do cuidado, por exemplo, criança não é miniadulto, adolescente não é massa para moldarmos ao nosso talante ou enquadrarmos à força, nos nossos sistemas e projetos, eles são singularidades, ao reuni-los, havemos de combinar algo com eles, e eles costumam cumprir o combinado, assim, havemos de chegar a uma humanidade muito sadia e criativa”.

Jornal Ilustrado - Campanha da Fraternidade 2024 incentiva a amizade social e fim da intolerância

Este ano completa 60 anos da criação da Campanha da Fraternidade, idealizada por dom Helder Câmara. Em 2024, a proposta é reunir a todos na mesma mesa da eucaristia que é compartilhada também com Jesus Cristo. O cartaz apresenta uma mesa com representantes de todos os povos e segmentos da sociedade, juntamente com o Papa Francisco, que ostenta no peito a cruz de Dom Câmara, e todos compartilham a eucaristia com Jesus que se faz irmão, pois todos são filhos do mesmo Pai.