Umuarama

SOLIDARIEDADE E EMPATIA

Campanha arrecada tecido para confecção de 3 mil máscaras

27/05/2020 06H30

Pelo menos 7 mil máscaras já foram feitas pelas Arteiras de Umuarama e distribuídas (foto arquivo pessoal)

São nos momentos mais difíceis que nos surpreendemos com a capacidade do ser humano em ser solidário e de se colocar no lugar de quem está ao seu lado. A pandemia do Covid19 trouxe tantas mudanças em nossas vidas, mas nos deixou uma boa lição: nos ensinou a olharmos com mais cuidado e carinho para quem precisa.

Em todo os locais pessoas estão se mobilizando para arrecadar alimentos, materiais de higiene, máscaras e tantos outros produtos necessários para amparar a quem passa por um momento de dificuldade. E mais uma vez as Arteiras de Umuarama e o Grupo Escoteiro de Umuarama (GEU/PR-211) deram as mãos para fazer o bem.

Cada voluntária das Arteiras de Umuarama confecciona as máscaras em sua casa (foto arquivo pessoal)

MÁSCARAS

A campanha foi lançada nesta segunda-feira (25) e tem uma meta ambiciosa: arrecadar tecido para a confecção de 3 mil máscaras de proteção que serão destinados a moradores de rua e andarilhos. Para doar, basta separar um tecido de algodão e levar no próximo sábado até a sede da Z.Office, na avenida Getúlio Vargas, onde será montado um ponto de arrecadação pelos Escoteiros. Pode ser uma fronha ou um lençol usado, desde que seja em algodão e em bom estado de conservação.

DOAÇÕES

“Não recebemos dinheiro, apenas o material que será destinado a confecção das máscaras”, acentuou a professora e coordenadora das Arteiras de Umuarama, Cacilda Zafanelli. Atualmente o grupo reúne 30 voluntárias que destinam tempo e amor para costurar roupas para doação. “Sempre fazemos roupas que são doados para crianças da África e América Central, mas em momentos como o que vivemos, mudamos o foco e vamos costurar máscaras”, esclareceu Cacilda.

A coordenadora das Arteiras de Umuarama, Cacilda Zafanelli durante entrega de máscaras para os trabalhadores da Cooperativa de Recicláveis de Umuarama (foto arquivo pessoal)

ARTEIRAS

Desde março, as Arteiras já confeccionaram mais de 7 mil máscaras que foram destinadas para entidades como Uopeccan, Secretaria Municipal de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, para moradores do conjunto Sonho Meu e para o Instituto Nossa Senhora Aparecida. “Não entregamos diretamente para as pessoas, mas sim para as entidades ou órgãos públicos que realizam a distribuição”, esclareceu Cacilda.

APROMO

Essa é a segunda campanha solidária abarcada pelo Grupo Escoteiro de Umuarama. Há duas semanas a mobilização foi entre as crianças e adolescentes participantes e seus familiares com a arrecadação de alimentos entregues na Apromo, que atende moradores de rua. A escolha da entidade beneficiada seguiu orientação da Assistência Social do Município.

ESCOTEIROS

“Estamos com nossas atividades presenciais suspensas por causa da pandemia, mas não podemos deixar de colaborar com campanhas solidárias, de ajuda ao próximo. Ações como essa fazem parte naturalmente do trabalho que desenvolvemos dentro da Educação Escoteira e contamos com a colaboração de toda a sociedade com a doação de tecidos”, afirmou o presidente do Grupo Escoteiro de Umuarama, Dennis Molina.