Região

Indignação

Caminhoneiros se unem para tapar buracos entre Alto Paraíso e Porto Figueira

31/08/2019 08H09

Cansados de enfrentar a estrada mal conservada e cheia de buracos todos os dias, um grupo de caminhoneiros se uniu e realizou durante todo o dia desta sexta-feira (30) uma operação tapa-buracos nos 14 km da PR-489 entre Alto Paraíso até o balneário de Porto Figueira.

A ação foi promovida com o auxílio de empresários da região que doaram massa asfáltica e alimentação para o grupo.

A justificativa para a iniciativa é o intenso tráfego de carretas e a falta de condições da pista que está cheia de buracos, o que pode levar a ocorrência de acidentes. Os caminhoneiros que realizaram a ação passam pelo trecho todos os dias, muitas vezes mais de uma vez, fazendo o transporte de areia entre os portos e cidades da região. Uma pá carregadeira e um operador foram cedidos por uma empresa para auxiliar no trabalho.

OUTRO LADO

O jornal Umuarama Ilustrado entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) em Curitiba relatando a situação. Em nota, o órgão afirmou que “A PR-489, entre Porto Figueira e o entroncamento com a PR-485, próximo a Alto Paraíso, está contemplada no lote 14 do programa de Conservação de Pavimentos (COP) do Departamento de Estradas de Rodagem.

A empresa responsável pelo contrato já foi notificada e deve começar os serviços de reparos superficiais e profundos por este trecho. O lote 14 do programa COP vai atender 275,90 quilômetros de pistas, um investimento de R$ 44,7 milhões.