Cotidiano

UMUARAMA

Caminhoneiros são vítimas de emboscada e têm caminhões roubados

31/08/2022 14H50

Jornal Ilustrado - Caminhoneiros são vítimas de emboscada e têm caminhões roubados

Dois caminhoneiros, de 35 e 39 anos, caíram em uma emboscada e ficaram quase 24 horas em poder dos criminosos, em Umuarama. O objetivo do grupo era roubar os caminhões, que podem estar em outro país, segundo a polícia.

Emboscada

As vítimas foram atraídas com a promessa de um frete. O serviço foi contratado por meio de um aplicativo. Quando chegaram ao ponto combinado, próximo a Havan, em Umuarama, na manhã de terça-feira (30), foram rendidas, encapuzadas e levadas para o cativeiro em um veículo de passeio.

Socorro

O crime foi descoberto somente por volta das 7 horas desta quarta-feira (31), após as vítimas conseguirem se soltar e pedir ajuda em uma chácara, na Estrada Dias, próximo a Farinheira, também em Umuarama, segundo a Polícia Militar.

Assalto

Segundo o delegado-chefe da 7ª SDP. Gabriel Menezes, a forma de atuação do grupo criminoso é diferente dos crimes de roubos que normalmente acontecem na cidade e na região.

Neste caso as vítimas foram levadas para uma residência, que funcionou como cativeiro, e foram drogadas, chegando a ficarem desacordadas. A suspeita é que tenham sido obrigadas a ingerir etanol. “Uma das vítimas disse que o cheiro de álcool era muito forte e que ficou com queimaduras em sua boca pela ingestão”.

Transferências bancárias

Segundo Menezes, as vítimas relataram que enquanto os caminhões foram levados por parte da quadrilha, outros criminosos mantiveram as vítimas presas, sob ameaça e mira de armas e coagidas a realizarem transferências bancárias na modalidade de PIX.

“Elas foram obrigadas a ligar para agências bancárias, obrigadas a tirar fotos de cartões de crédito e do rosto para conseguir realizar as transações bancárias”, explicou o delegado-chefe.

Prejuízo

O valor total do prejuízo ainda não havia sido contabilizado pelas vítimas até o fim da manhã desta quarta-feira. Em apenas um dos casos, há relato de que ao menos uma das transferências foi de R$ 13 mil.

Libertação

Segundo a Polícia Civil, por volta das 23 horas as vítimas foram retiradas do cativeiro e levadas para a Estrada Moema, onde foram abandonados com os pés e mãos amarrados. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas relataram que acordaram por volta das 3 horas, conseguiram se soltar, fizeram uma fogueira e no início da manhã saíram em busca de ajuda.

Caminhões

Segundo a PM, para as vítimas, os criminosos disseram que um caminhão seria levado para o Mato Grosso do Sul e o outro ficaria no Paraná. Segundo o delegado Gabriel Menezes, um dos veículos tem rastreador e apontou que estaria em Mundo Novo (MS). O outro, não se tem ideia de onde esteja.