Movimentação Popular
Moradores dos jardins Irene e Sakai foram recebidos, na manhã de ontem, pelo prefeito Celso Pozzobom. Os umuaramenses pedem uma solução em relação a falta de rede de esgoto em toda a região entre os jardins Irene e Vila Rica. A administração municipal se dispôs a ajudar os moradores na limpeza das fossas, como também está conversando com a Sanepar a respeito da situação.
Junto dos moradores também estavam presentes na reunião os vereadores Noel do Pão (presidente da Câmara), Maria Ornelas, Júnior Ceranto, Newton Soares, Ronaldo Cardoso e Marcelo Nelli, que vieram buscar o apoio do Executivo para o problema da falta de rede de esgoto em tais bairros.
Conforme os moradores, enquanto a Sanepar – concessionária responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário – não implanta rede coletora, nas casas estão sendo usadas fossas sépticas para armazenar os resíduos produzidos nas residências.
Entretanto o solo daquela região tem piçarra a poucos metros da superfície, o que limita bastante a absorção de água. Em consequência, as fossas residenciais se enchem em poucos dias e os moradores precisam contratar esgotamento em curtos períodos de tempo.
Ao lado do secretário de Gestão Integrada e chefe de Gabinete, Luiz Genésio Picoloto, o prefeito Celso Pozzobom informou aos moradores que está em contato permanente com a direção da Sanepar, cobrando uma solução para o problema.
“A situação não avançou com a troca constante de comando político no governo do Estado. Começamos a tratar com o governador Beto Richa, depois ele passou o poder para a vice Cida Borghetti (que trocou toda a direção da empresa) e meses depois tivemos eleição e nova troca de comando no governo, quando assumiu o Ratinho Júnior”, lembrou o prefeito. “Mais uma vez a direção da estatal foi substituída”.
Enquanto não se chega a uma solução definitiva com a companhia de saneamento, o prefeito decidiu auxiliar os moradores na limpeza das fossas.
“A Prefeitura vai contratar, de forma emergencial, empresas especializadas para fornecer caminhões limpa-fossa enquanto a implantação do esgoto continua sendo discutida com a Sanepar”, apontou. Participaram da reunião os moradores Fábio Cosaki e Eliseu Monteiro, do Jardim Sakai, Sander Henrique Freitas e Manoel Rodrigues da Silva, do Jardim Irene.
Na tarde de ontem os caminhões de coleta de esgoto começaram a percorrer o bairro. “A Prefeitura agora está nos ajudando, mas vamos continuar fiscalizando e caso esqueçam da gente vamos para rua novamente”, disse a moradora do Irene Patricia Ribeiro.
O prefeito Pozzobom também se dispôs a apoiar os moradores em uma ação civil pública com pedido de liminar para acelerar a implantação da coleta de esgoto. “Temos informação que a loteadora responsável pelo bairro já dispõe de equipamento (avaliado em R$ 260 mil) para bombear o esgoto no sistema, até o emissário mais próximo. Com isso, basta a Sanepar implantar a rede coletora e construir a estação elevatória que teremos uma solução definitiva para os jardins Irene e Sakai. Também negociamos soluções com a companhia em outros bairros da cidade”, completou.