UMUARAMA
Um caminhão baú carregado com tubos para poços artesianos colidiu contra um poste de energia na Avenida Brasil, em Umuarama, na manhã desta sexta-feira (23). O acidente aconteceu em frente à empresa Hidro Bombas, onde o motorista, Paulo Cezar, 53 anos, natural de Araquari (SC), realizaria o descarregamento da carga.
De acordo com Paulo, que trabalha como caminhoneiro e havia chegado cedo ao local para evitar congestionamentos na via, o caminhão perdeu o controle após ele estacionar e descer para procurar um local melhor para manobrar o veículo. “Puxei o freio estacionário e desci do caminhão para ver um lugar melhor para parar, mas de repente senti um tranco e vi que ele estava descendo. Corri, subi e tentei frear, mas ele já estava batendo no poste”, contou.
O motorista explicou ainda que o incidente foi causado por um defeito no sistema de freio estacionário. “Estourou o reparo do freio estacionário. O freio de pé funciona normalmente, foi só o estacionário que falhou”, disse. Apesar do susto, não houve vítimas. “Graças a Deus foi só prejuízo material. Eu estou bem, ninguém se feriu. Só posso agradecer a Deus por isso.”
Com o impacto, o poste foi danificado e os semáforos da região pararam de funcionar, complicando ainda mais o tráfego em uma das principais vias da cidade. O trecho da Avenida Brasil entre a Praça Santos Dumont e a Avenida Presidente Castelo Branco foi parcialmente interditado. Agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Agentes de Trânsito da Umutrans foram acionados para orientar o trânsito e garantir a segurança dos pedestres e motoristas.
Ainda pela manhã, uma equipe da Copel iniciou os trabalhos de retirada do poste danificado e reparo da rede elétrica. Técnicos seguem atuando para restabelecer a energia nas quadras afetadas.
Paulo Cezar lamentou o ocorrido e pediu desculpas à população de Umuarama. “Peço desculpa para todo o pessoal da cidade por esse transtorno, jamais queria que isso tivesse acontecido. Ainda bem que temos seguro para cobrir os danos, mas o prejuízo é grande para todos. Sinto muito mesmo.”