APREENSÃO

Uma ação integrada entre a Polícia Federal e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) resultou na apreensão de mais de 2,1 toneladas de maconha na tarde desta quinta-feira (18), na região de Cidade Gaúcha, no Noroeste do Paraná.
A apreensão ocorreu durante patrulhamento realizado por equipes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal e policiais militares do BPFRON na rodovia PR-482. Os agentes identificaram um caminhão boiadeiro VW/7.90S transitando com a placa traseira parcialmente encoberta, o que despertou a atenção das equipes.
Além da irregularidade na placa, o veículo acessava uma estrada rural conhecida por ser utilizada por criminosos para evitar fiscalizações policiais, situação que motivou a abordagem.
Durante a fiscalização, realizada nas proximidades de Cidade Gaúcha, o motorista informou espontaneamente aos policiais que transportava uma carga de maconha escondida sob uma camada de feno.
Os agentes também encontraram uma égua na carroceria do caminhão. A suspeita é de que o animal estivesse sendo utilizado para dar aparência de legalidade ao transporte e dificultar a identificação da atividade criminosa.
Após a pesagem oficial, a droga totalizou 2.175 quilos de maconha, configurando uma das maiores apreensões registradas recentemente na região.
Diante dos fatos, o condutor recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com o caminhão e o entorpecente apreendido, à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
A égua foi recolhida e encaminhada ao Centro de Controle de Zoonoses de Guaíra, permanecendo sob os cuidados do órgão responsável.
Segundo as forças de segurança, a operação representa mais um importante golpe contra o tráfico de drogas na faixa de fronteira e reforça o trabalho integrado desenvolvido para combater organizações criminosas que atuam na região.