ECONOMIA
A Câmara de Vereadores de Xambrê devolveu R$ 511.595,74, de seu orçamento de 2022, para a Prefeitura do Município.
A cerimônia simbólica ocorreu na tarde de sexta-feira, 30 de dezembro último, e foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Edson Botelho e demais vereadores presentes. Eles entregaram ao prefeito Décio Jardim um cheque no valor da devolução. O prefeito agradeceu aos vereadores de todas as bancadas pela iniciativa, salientando que atitude beneficia a população de Xambrê.
Conforme os vereadores, a devolução dos recursos foi possível graças à economia obtida nos gastos administrativos, de bancadas e gabinetes de vereadores. Os mesmos observam que os recursos repassados pela Câmara são de livre utilização pela Prefeitura.
Os recursos do Poder Legislativo provêm de repasses que o Poder Executivo faz. Quando o valor não é gasto, por lei, as Câmaras são obrigadas a devolver o montante. No entanto, cada Câmara tem total autonomia para gastar 100% do valor, caso julgue necessário.
Cabe então à Presidência de cada Câmara definir quanto será gasto pela instituição. Nessa devolução, por exemplo, a atual presidência optou por poupar gastos na Câmara e devolver dinheiro à Prefeitura para que a população seja beneficiada.
O prefeito Décio Jardim detalhou onde o dinheiro será utilizado: “nós vamos aplicá-lo integralmente na construção de 2 capelas mortuárias, 1 no distrito de Casa Branca e a outra no distrito de Eliza”.