Umuarama

Faça Sua Parte

Calor e chuvas isoladas colocam a cidade de Umuarama em alerta contra a dengue

01/02/2019 08H56

dengue-umuarama-lixo

O Paraná apresentou aumento nas notificações de suspeita de dengue de 6.528 (agosto de 2018), para 7.281 notificações. Umuarama não tem casos confirmados, mas a administração municipal ressalta que a população precisa colaborar para acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O município também está realizando o Bairro Saudável, com ações de orientação e coleta de móveis velhos, eletrônicos, utensílios domésticos e resíduos que possam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito da dengue.

A médica veterinária Ivana Belmonte, do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, alertou que estamos no auge do verão e as condições climáticas são muito adversas, o que facilita o desenvolvimento de focos e criadouros do mosquito transmissor.

“Apesar de termos sucesso no bloqueio da situação epidêmica de Uraí, no Norte do Paraná, é preciso ter especial atenção com os municípios limítrofes, que também apresentaram casos autóctones de dengue”, explica Ivana Belmonte.

O Laboratório de Climatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) alerta que as prefeituras intensifiquem as medidas de controle necessárias, principalmente no Oeste, Noroeste e Norte do Estado.

O laboratório alerta que, neste momento, as condições climáticas são favoráveis ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. A tendência da curva de proliferação é diminuir apenas com a entrada do outono.

AUTÓCTONES

Os casos autóctones confirmados (contraídos no próprio município) passaram de 135 para 155. As notificações aconteceram em 253 dos 399 municípios do Paraná. Quinze deles são considerados de alto risco, embora apenas Uraí seja considerado em situação de epidemia.

Os municípios com maior número de casos suspeitos notificados são Londrina (1.600), Foz do Iguaçu (852) e Paranaguá (445). Já os casos confirmados ocorrem mais nos municípios de Uraí (36), Foz do Iguaçu (28) e Londrina (22).

BAIRRO SAUDÁVEL

O Programa Bairro Saudável, realizado pela Prefeitura de Umuarama, está recolhendo móveis velhos, eletrônicos, utensílios domésticos e resíduos que possam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito da dengue.

O primeiro bairro atendido foi o Parque Jabuticabeiras, que concentra a maior infestação por larvas do mosquito – encontradas em 13,8% dos imóveis durante o último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa), realizado entre os dias 14 a 16 de janeiro.

Serão 18 etapas atendendo todas as regiões da cidade e os distritos de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza. Hoje as equipes da Prefeitura estarão no Jardim Lisboa e bairros próximos.