Cotidiano

CADEIA PÚBLICA

Cadeia de Iporã passa para gestão plena do Depen

08/01/2021 18H36

O novo chefe da cadeia de Iporã Wilson Casari e o delegado da Polícia Civil Thiago Soares – foto divulgação Polícia Civil

O Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) assumiu de forma plena toda a gestão de presos custodiados na carceragem da 15ª Delegacia Regional de Polícia de Iporã, na manhã desta sexta-feira (8).

A partir de agora, a responsabilidade pela custódia e toda a gestão de detentos passa a ser da Polícia Penal e não mais da Polícia Civil. A unidade recebeu guardas prisionais para compor as escalas ininterruptas de revezamento, bem como um diretor do estabelecimento, a ser chefiado pelo policial penal Wilson Casari.

Segundo nota emitida pela Polícia Civil, nesta fase de transição, a polícia ainda auxiliará a Cadeia Pública de Iporã nas questões relacionadas a segurança da unidade, uma vez que permanecerão no mesmo imóvel, dividindo-se as funções de cada órgão.

Mas a pretensão é que em breve a Delegacia de Polícia seja instalada em outro prédio e os investigadores poderão se dedicar apenas aos plantões policiais e investigações. A mudança acontece em cumprimento do Decreto Estadual 6081/2020, que transfere a gestão de 41 carceragens de delegacias do Paraná ao DEPEN.