Umuarama

TRÂNSITO

Cadê os ‘anjinhos’ que auxiliam na redução de velocidade nas ruas de Umuarama?

08/01/2024 09H39

Jornal Ilustrado - Cadê os ‘anjinhos’ que auxiliam na redução de velocidade nas ruas de Umuarama?

Quem anda pelas ruas de Umuarama deve ter percebido a retirada dos já tradicionais ‘anjinhos’, que são equipamentos de monitoramento que apontam em tempo real a velocidade do veículo e alerta quando o condutor não respeita o limite de velocidade máxima da via.

A falta foi percebida pelo leitor do Ilustrado Dorival Marcos Rodrigues, que encaminhou mensagem questionando a redação para apurar o que aconteceu com os equipamentos. “Vocês viram que foram retirados os pardaizinhos, os anjinhos das avenidas? Mesmo eles ‘não multando’, mas os motoristas de carros e motos diminuíam a velocidade, para segurança de todos”, salientou o leitor.

Ele ainda chamou a atenção para a ineficiência das placas de trânsito orientando sobre o limite das vias, que sozinhas, acabam ignoradas por muitos condutores. Para saber o que ocorreu, o Ilustrado conversou com o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Vadecir Capelli.

Segundo Capelli, o contrato de locação dos anjinhos terminou no meio do ano, ainda na gestão de Hermes Pimentel, e não houve a renovação na época. “A empresa proprietária dos equipamentos ainda manteve os anjinhos sem custo para o Município até dezembro (2023), mas começou a dar muita manutenção, então houve a retirada temporária”, explicou Capelli.

Ainda segundo o secretário, os equipamentos vão voltar, pois tem importante função educativa e devem ser respeitados pelos condutores. O processo de licitação está em andamento. Ele salientou que a quantidade de anjinhos e os pontos de instalação estão em análise.

Os equipamentos contam com câmeras de segurança que auxiliam no monitoramento eletrônico da cidade. Umuarama chegou a contar com 22 ‘anjinhos’ instalados em ruas e avenidas consideradas pontos críticos e campeões de acidentes.

Jornal Ilustrado - Cadê os ‘anjinhos’ que auxiliam na redução de velocidade nas ruas de Umuarama?

RADARES

Outra dúvida trazida pelo leitor do Ilustrado, foi a instalação mais semáforos e radares eletrônicos

“Cidades da região que são menores que Umuarama possuem radares de velocidade, exemplo: Cianorte, Paranavaí e Loanda que tem 1/3 da População de Umuarama”, disse Marcos Rodrigues.

Capelli também adiantou que está em andamento o processo para a instalação de radares de velocidade fixos em alguns pontos da cidade. A quantidade e os locais ainda estão em análise. Atualmente a cidade conta com radares instalados em cruzamentos com semáforos, os conhecidos ‘furões’, que flagram além da velocidade, o desrespeito ao sinal vermelho. Nem todos estão ativos, mas Umuarama chegou a contar com 15 conjuntos de equipamentos em pleno funcionamento.