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Buscas por nomes de candidatos ‘nanicos’ no Google crescem após pesquisas eleitorais

23/08/2018 00H00

O candidato do PPL (Partido Pátria Livre) à Presidência, João Goulart Filho, alcança no máximo 1% de intenção de voto nas principais pesquisas eleitorais. Mas as buscas pelo seu nome subiram 209,5% entre segunda (20) e quarta, na comparação com o mesmo período na semana passada (13 a 15 de agosto). Os dados são do Google, que analisou a variação no interesse de busca nos 13 candidatos ao Planalto a partir da divulgação das pesquisas Datafolha e Ibope sobre a corrida presidencial. Já Marina Silva, candidata da Rede, foi o segundo nome de presidenciável mais buscado no Google no período, com variação positiva de 114,6%. Em terceiro aparece Eymael (DC), outro candidato que mal chega a pontuar nas pesquisas, com crescimento de 58,2%. Por outro lado, o candidato Cabo Daciolo (Patriota) foi o nome que apresentou a maior queda no volume de buscas, de 49,1%. Embora ainda seja candidato a vice na chapa de Lula (PT), o nome de Fernando Haddad cresceu 132% nas buscas do Google -o ex-prefeito de São Paulo é o provável substituto do ex-presidente na disputa pelo Planalto.
Veja abaixo a lista completa de variação nas buscas de nomes de presidenciáveis entre 20 e 22 de agosto, na comparação com os dias 13 e 15 do mesmo mês:
João Goulart Filho: +209.5%; Marina Silva: +114.6%; Eymael: +58.2%; Lula: +27.5%; João Amoêdo: +12.0%; Geraldo Alckmin: +6.3%; Jair Bolsonaro: +4.9%; Ciro Gomes: -1.7%; Vera Lúcia: -4.6%; Álvaro Dias: -14.8%; Guilherme Boulos: -23.4%; Henrique Meirelles: -34.4% e Cabo Daciolo: -49.1%.