Paraná

DESAPARECIDA

Buscas por criança desaparecida que estava com família acolhedora entram no 6º dia 

16/01/2024 14H58

Jornal Ilustrado - Buscas por criança desaparecida que estava com família acolhedora entram no 6º dia 

O mistério em torno do desaparecimento da pequena Ágatha Saraiva, de apenas 3 anos, completa seis dias nesta quarta-feira (17). A criança estava sob os cuidados de uma família acolhedora, parte de um projeto de voluntários que temporariamente cuidam de crianças em abrigos, quando foi raptada em Cascavel, no oeste do Paraná. 

Segundo informações da polícia, Ágatha desapareceu na última quinta-feira (11) enquanto brincava na frente da casa da família acolhedora. Um carro se aproximou, o motorista falou com a menina, e ela entrou no veículo. As autoridades identificaram o carro como pertencente ao pai do atual companheiro da mãe biológica de Ágatha. 

A mãe biológica, Emily Santos Saraiva, é considerada foragida, juntamente com seu namorado, Maicon Henrique Paco. Ambos são alvos de mandados de prisão após a apreensão do veículo, que a polícia acredita ter sido utilizado no rapto da criança. 

O projeto Família Acolhedora, responsável pela guarda temporária de crianças em situação de vulnerabilidade, está sendo questionado sobre a segurança do sistema, já que o endereço da família acolhedora era supostamente sigiloso. A razão pela qual Ágatha foi retirada da família biológica ainda não foi divulgada pelos órgãos competentes. 

O Ministério Público do Paraná (MP-PR), através da 12ª Promotoria de Justiça de Cascavel, confirmou que o caso tramita em sigilo na Vara da Infância e Juventude de Cascavel. Medidas estão sendo tomadas para a localização da criança, que, segundo o MP-PR, será encaminhada novamente para o acolhimento quando encontrada. 

Enquanto o paradeiro da menina permanece desconhecido, a comunidade é convocada a colaborar com informações. Qualquer informação sobre Ágatha, Emily Santos Saraiva ou Maicon Henrique Paco pode ser repassada, inclusive anonimamente, através do telefone da Polícia Civil (45) 3301-5700 ou pelo número (45) 99802-1461. 

As autoridades continuam as investigações, buscando esclarecer os detalhes que envolvem o desaparecimento da pequena Ágatha Saraiva, em um caso que tem mobilizado a atenção e preocupação de toda a comunidade.