Cotidiano

EXPLOSÃO

Bombeiros ainda buscam uma vítima sob dez toneladas de milho de silo que explodiu, em Palotina 

28/07/2023 11H33

Jornal Ilustrado - Bombeiros ainda buscam uma vítima sob dez toneladas de milho de silo que explodiu, em Palotina 

O município de Palotina, no Paraná, foi abalado por uma tragédia ocorrida na última quarta-feira, 26, quando uma explosão ocorreu em um silo de armazenamento de milho. Até o momento, oito vítimas foram confirmadas, sendo sete delas de nacionalidade haitiana e uma brasileira. Entretanto, os esforços das equipes de resgate ainda estão concentrados em encontrar uma nona vítima, identificada como Mackenson Murat, que permanece desaparecida sob dez toneladas de grãos de milho. 

As operações de busca e resgate têm sido incansáveis, com as equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná trabalhando continuamente por mais de 32 horas desde o momento do acidente. A vítima, de origem haitiana, está presumivelmente soterrada em um dos túneis do silo, tornando a tarefa de localizá-la extremamente desafiadora. 

O major Tiago Zajac confirmou a difícil situação em que se encontram os socorristas, informando que a retirada do milho está sendo feita de maneira mecânica, lenta e gradual. Cães farejadores também estão sendo empregados nas buscas para auxiliar na localização da vítima. 

A cooperativa responsável pelo silo, a C.Vale, divulgou em comunicado que seguia todas as normas de segurança exigidas. No entanto, as autoridades já instauraram um inquérito para apurar as causas da explosão e entender o que levou a essa tragédia. 

As identidades das vítimas foram divulgadas pelas autoridades. São elas: 

  • Donald ST Cyr — 24 anos (haitiano);  
  • Jena Ronald Calix — 27 anos (haitiano);  
  • Jean Michee Joseph — 29 anos (haitiano);  
  • Reginaldo Gegrard — 30 anos (haitiano);  
  • Michelet Louis — 41 anos (haitiano);  
  • Eugênio Metelus — 53 anos (haitiano);  
  • Saulo da Rocha Batista — 53 anos (brasileiro);  
  • Wicken Celestin — 55 anos (haitiano). 

A explosão causou danos significativos ao silo e parcialmente destruiu outros dois silos próximos, destacando a gravidade do acidente.