MAIS EMPREGOS E RENDA
Mais uma grande empresa de abate de animais está se preparando para iniciar as atividades no município de Iporã. É a BMG Foods, que adquiriu as instalações do antigo Frigorífico Larissa e vai atuar no abate de suínos. A expectativa da empresa é iniciar a operação até o fim do ano.
Este será o segundo grande abatedouro de Iporã. O outro é o abatedouro de aves que a Plusval está instalando no município com previsão de funcionamento para o próximo ano. O prefeito Sérgio Borges diz que as duas unidades vão dar novo ânimo na economia do município e a Prefeitura está fazendo o possível para incentivar estes e outros empreendimentos.
O gerente da BMG Foods em Iporã, Dorival Siqueira, informou que no momento o objetivo é adequar as instalações para a retomada dos abates. A meta inicial é fazer a máquina funcionar, mas ele diz que tudo está fluindo bem. O prédio também está sendo reformado e a via de acesso melhorada.
Na semana que passou, Dorival esteve com o prefeito Sérgio Borges e o assessor de Planejamento do município, Leandro Sabino, para discutir uma forma de tornar mais seguro o tráfego de veículos no acesso da empresa à rodovia BR-272, onde tem do outro lado uma via que entra na cidade de Iporã. Sem um redutor de velocidade, o risco de acidentes é muito alto, principalmente quando aumentar o fluxo de entrada e saída de carros, caminhões e trabalhadores do abatedouro. O prefeito informou que a Prefeitura já está buscando o meio de garantir a segurança no local, verificando com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) um projeto viável.
Mais renda no campo
A BMG Foods vai ser mais uma alternativa de renda também para o campo. Os produtores rurais poderão investir na criação de suínos. A empresa informou que, inicialmente, vai comprar dos granjeiros que já possuem criações, mas vai precisar depois de mais produtores integrados para garantir a quantidade diária de abates.
Abates e empregos
Segundo Dorival Siqueira, a previsão é iniciar com cerca de 1.400 abates por dia. A produção será direcionada para exportação e também para o mercado interno. A BMG Foods terá cortes especiais e subprodutos inclusive para vendas numa casa de carnes (loja) que será aberta na margem da rodovia BR-272, na frente do frigorífico, próximo do Parque de Rodeios de Iporã.
No abatedouro, inicialmente, serão gerados em torno de 300 empregos, pode passar para 500 empregos em pouco tempo.
Outro projeto da BMG Foods para Iporã é a instalação de uma fábrica de ração, juntamente com a ativação do abatedouro.
A BMG Foods
A BMG Foods tem sede no Rio de Janeiro e filiais no Paraná e Santa Catarina.