Novembro
No clima de Black Friday o comércio central de Umuarama vai funcionar hoje até 22 horas visando os consumidores que buscam as ofertas do dia. Mas o consumidor deve ficar atento às promoções que são de fachada. Quem alerta é o Procon.
A última sexta-feira do mês de novembro é vista por empresas e consumidores como uma oportunidade para fazer bons negócios, desovando estoques e pagando valores abaixo do convencional. Mas para evitar cair em armadilhas, o Procon dá orientações que devem ser seguidas pelos consumidores.
Desta forma, para que consumidores de Umuarama e região aproveitem ao máximo as oportunidades da Black Friday, o comércio local atenderá em horário especial nesta sexta-feira (25), das 9h às 22h, e no sábado (26), das 9h às 17h.
Para orientar o consumidor a não perder dinheiro e nem ter dores de cabeça, o secretário municipal do Procon Umuarama, Deybson Bitencourt, repassou algumas dicas. Bitencourt alertou que é necessário monitorar os preços ao longo dos meses para observar se os produtos vendidos na Black Friday estão, de fato, com preços promocionais. Sites como Buscapé e Zoom é possível fazer o comparativo dos preços dos produtos durante todo o ano.
Uma sugestão do Procon é que o consumidor saiba exatamente o que quer comprar e faça pesquisa de mercado sobre o valor médio do produto fora da época da promoção, já que o objetivo é conseguir adquiri-lo com desconto real. Na hora da compra, deve ser dada atenção ao custo do frete.
Para o fornecedor, o conselho é deixar sempre as informações claras e precisas, para que o consumidor não tenha dúvidas quanto às informações básicas sobre preço, itens que compõem o produto, condições de troca, prazo de entrega, garantia contratual, entre outros dados essenciais.
Ainda segundo o secretário, devido a atual situação economia é necessário avaliar se a compra será saudável para a economia da família. “É preciso ponderar a necessidade de adquirir algum produto e analisar a atual condição financeira ajuda a não comprar por impulso, a não cair em golpes e, consequentemente, não perder dinheiro”, disse.
Outra dica é não repassar dados pessoais e bancários para estranhos e desconfiar das ofertas que fogem do senso comum. “Por fim, recomenda-se que o consumidor leia atentamente as condições de compra, as especificações do produto e regras de devolução e troca de produtos”, completa o secretário.
O Procon do Paraná também elencou pontos a ficar atentos com a chegada da Black Friday, como: Além das promoções online, muitas lojas físicas também participam da Black Friday, e podem apresentar bons preços e boas opções de pagamento. Considerar estes lugares para comprar o produto ajuda também a não cair em golpes, já que o pagamento é feito na hora. Apesar disso, todo cuidado é pouco e estar atento ajuda a não ter prejuízos.