EM UMUARAMA
Nascer em Umuarama garante às gestantes estar em um município que tem uma das menores taxas de mortalidade infantil do Brasil. E a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência Materno-Infantil (CRMI), disponibiliza ainda, para cada mãe, um kit maternidade, que é uma bolsa que vem com diversas roupas, toalhas e outros itens essenciais para o bebê.
O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, comenta que atingir a menor taxa de mortalidade infantil é um grande desafio na saúde pública e representa um dos principais indicadores na qualidade da assistência à saúde para gestantes, recém-nascidos e crianças. “Para isso, é necessária uma integração entre gestão pública, profissionais de saúde, população e prestadores de serviços de saúde, formando uma rede de atendimento de referência para a saúde materno-infantil, com ações estratégicas para enfrentamento e prevenção do óbito infantil”, observa.
Ele conta que diferentes ações têm sido realizadas no município, entre elas está a entrega do kit maternidade para as gestantes. “Nosso objetivo é estimular a realização de todas as consultas e exames preconizados em um pré-natal de qualidade, melhorar o acompanhamento e reduzir o índice de mortalidade materno infantil”, detalha.
Já a diretora de Saúde, Simony Rodrigues Berdardelli Rosa, destaca que o kit maternidade beneficia muitas mães que não têm condições de preparar o enxoval do bebê. “Para receber este kit a gestante deve estar vinculada com a equipe de saúde, ter no mínimo seis consultas de pré-natal com profissional, enfermeiro ou médico, e mais três rotinas de exames laboratoriais e de imagem”, explica.
O prefeito Hermes Pimentel analisa que os indicadores obtidos no município evidenciam o bom trabalho realizado por todos os profissionais que compõem a rede da Saúde. “Temos uma redução significativa da taxa de mortalidade nos últimos dois anos, com índice de 15,3 em 2017, 12,8 em 2018. Em 2019 houve um pequeno aumento para 16,2. Em 2020 foi para 14,7 e em 2021 foi atingido o indicador de 9,9. Depois, felizmente em 2022, o melhor indicador dos últimos 10 anos: 9,34 mortes para cada 1.000 nascidos vivos, tornando-se uma referência em rede materno-infantil no Estado”, comemora.
Nesta quinta-feira (27), foram entregues 750 kits para gestantes na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guarani-Anchieta, com uma bolsa maternidade, um trocador de bolsa portátil, dois bodys manga longa, duas calças, dois pares de meia, uma toalha de banho com capuz, três fraldinhas de boca, um cueiro e mais uma pomada contra assadura. “No total [de 1.500 kits] investimos R$ 156.780 em recursos livres do município”, conta Simony.