Vida e Cultura

Viagem

Baviera é muito mais do que apenas Oktoberfest

21/09/2021 07H46

Jornal Ilustrado - Baviera é muito mais do que apenas Oktoberfest
Neuschwanstein Castle in Germany.

Se não fosse a pandemia Munique, a capital da Baviera, na Alemanha já estaria com os preparativos bem adiantados para mais uma Oktoberfest, sua tradicionalíssima festa do chope na qual foi inspirada a nossa “Oktoberfest”, que acontece todos os anos em Blumenau, em Santa Catarina. Aliás, assim como na Alemanha, a edição deste ano da Oktoberfest brasileira também está cancelada. Ambas as festas que já não aconteceram em 2020 prometem voltar no ano que vem com toda a força e na esperança de a pandemia já ter sido controlada.

Na edição passada o contexto era as cidades históricas da Alemanha, e continuando nossa viagem por esse magnifico país europeu, chegou a hora de conhecer o Estado Livre da Baviera que fica no sul do país.

Munique, além de ser a capital, é também a maior cidade da Baviera e atrai visitantes de todo o mundo, sendo conhecida pela sua mistura especial de espírito cosmopolita e charme rústico, escondendo inúmeros tesouros de arte.

Entre as atrações em Munique, as que chamam mais a atenção do visitante é a Igreja de Nossa Senhora, o Marienplatz, com seu carrilhão, a galeria de arte moderna e o Palácio Nymphenburg, que serviu de residência de verão para os monarcas que governaram a Baviera.

Dê um pulo em Augsburg, a terceira maior cidade do Estado. Um dos mais antigos centros urbanos da Alemanha, foi fundada no ano 15 a.C pelo Imperador Romano Augusto. Augsburg alcançou a sua maior prosperidade nos Séculos XV e XVI sendo que os edifícios renascentistas notáveis na margem do lago originaram-se neste período. A cidade é famosa entre os fãs de literatura como o berço de Bertold Brecht e é conhecido pelas crianças por causa do “Augsburger Puppenkiste”, teatro de fantoches.

Os castelos medievais da Baviera, seus vilarejos, igrejas barrocas e modernos centros urbanos, tudo misturado, oferecem ambiente perfeito para o lazer e descanso. É uma harmoniosa mistura de tradição e modernidade.

Todas as cidades daquela região possuem um centro histórico e, em meio a modernos centros comerciais e vida noturna agitada, mantém as suas marcas e seus encantos próprios, influenciados pela passagem de muitos monarcas e artistas de fama internacional. O resultado disso são os inúmeros monumentos e surpreendes edifícios arquitetônicos.

Para citar apenas um deles, imperdível é visitar o Castelo de Neuschwanstein (Castelo do Cisne de Pedra) construído próximo a cidade de Hohenschwangau, pertinho da fronteira com a Áustria.

Quer voltar ao passado medieval? Então o destino é Rothenburg com suas ruelas estreitas calçadas de pedras e muitas torres que se erguem no horizonte. Há uma fantástica vista de sua antiga fortaleza com muralhas e torres formidáveis, sendo que a imponente câmara municipal e a Igreja de St. James também merecem uma visita.

Os esportes de Inverno têm lugar certo na Montanha Zugspitze, a mais alta da Alemanha e que se localiza na região de Garmisch-Partenkirchen; ali o turista tem a visão deslumbrante dos lagos e córregos que cortam toda a região.

Jornal Ilustrado - Baviera é muito mais do que apenas Oktoberfest
Hut before the peaks of Hochblassen and Alpspitze in Wetterstein mountains

Excursões ao longo do planalto ou subir nas montanhas Wetterstein proporcionam um desafio ideal para os fãs de esportes de montanha, e tem ainda uma infinidade de trilhas bem mantidas e adequadas a qualquer condicionamento físico, inclusive para usuários de cadeiras de rodas ou outro meio de locomoção especial.

A pitoresca cidade de Füssen, no Lago Forggensee, abriga o Castelo de Neuschwanstein, já citado anteriormente, um dos maiores e mais famosos no gênero; foi erigido no Século XIX pelo Rei Ludwig e serviu de inspiração para Walt Disney construir o Castelo da Cinderela. Não é permitido fotografar no interior de Neuschwanstein. Aliás, o Rei Ludwig adorava fazer palácios por isso toda a região próxima a Füssen é pontuada de castelos de contos de fada e por esse motivo foi batizada de “Rota Romântica”, constituindo-se um roteiro turístico à parte, na Baviera.

A gastronomia daquela região merece outro capítulo, mas se pode citar o “bayerische creme”, creme feito à base de leite e ovos e que é servido com vários acompanhamentos, entre eles frutas vermelhas ou amêndoas, e o “prinzeregententorte”, uma famosa torta de chocolate cuja receita teria nascido na cozinha do castelo do Príncipe Leopoldo, que governou a Baviera entre 1886 e 1912. É, a influência real aparece até nos cardápios. Tem ainda o “knödels”, bolinhos feitos à base de pão e leite e que são servidos com os mais variados recheios, salsichas com sabores maravilhosos e carne suína preparada de acordo com antigas tradições, é claro. A Baviera também é excelente produtora e cerveja e vinhos.

Quer conhecer um lugar maravilhoso, onde o céu é azul e os lagos são cristalinos, um lugar onde a natureza é muito benevolente e você conta com hospitalidade calorosa e ainda se diverte com festas típicas e comida saborosa? Então o seu destino é a Baviera, que já abrigou muitos monarcas, foi lá que nasceu a Imperatriz Sissi da Áustria; e tem mais, a região é Patrimônio Mundial da Unesco. Dá água na boca, né! Então procure seu agente de viagens e faça seu roteiro e viagem feliz, assim que a pandemia permitir. Você só precisa de passaporte atualizado para viajar até a Alemanha.