Variedades

UMUARAMA

Banco Itau fecha sua agência mais antiga e Procon acompanha denúncias de demora no atendimento

07/06/2024 11H04

Jornal Ilustrado - Banco Itau fecha sua agência mais antiga e Procon acompanha denúncias de demora no atendimento

A primeira agência do Banco Itaú, a 0236, fechou suas portas há alguns dias e todos os correntistas, investidores e aposentados foram transferidos automaticamente para serem clientes da agência 2910 (que fica ao lado do Banco do Brasil). Não demorou para que a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama começasse a receber denúncias e queixas de demora no atendimento e um processo administrativo de ofício foi aberto contra a instituição financeira

Nesta quinta-feira (6) o secretário Eduardo Henrique Ceranto relatou que já são dezenas de reclamações formais. “Quando soubemos que o Itau fecharia a agência 236, imediatamente instauramos o processo para apurar os fatos, questionando, entre outros itens, os motivos que tornaram inviáveis a manutenção das atividades e indagando de que forma o banco pretende garantir a qualidade e continuidade dos serviços prestados aos usuários vinculados à agência”, relata.

Também foram questionados pontos como o número de contas e benefícios atendidos, se a agência 2910 tem espaço físico e recursos humanos adequados para receber toda a demanda esperada e se havia um plano especial para atendimento em dias previstos para pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS. “Além disso, nossa equipe de fiscalização compareceu à agência ontem (5) e hoje (6) para lavrar autos de constatação a fim de instruir o processo administrativo sancionador”, detalhou.

Ceranto observa que a atuação do Procon tem o objetivo de garantir a manutenção dos serviços prestados pelo Itaú, de maneira adequada e eficaz. “É inegável o importante papel desta instituição para o sistema financeiro municipal, seja pela grande carteira de clientes em Umuarama e região, de pessoas físicas e jurídicas, ou por se tratar de uma das instituições responsáveis pelas folhas de pagamentos de entes públicos”, pontuou.

Representantes do Banco Itaú responderam que o serviço não seria afetado, uma vez que não ocorreu demissão do quadro de funcionários, garantindo que todos os funcionários da agência 0236 foram transferidos para a agência 2910, entre outros argumentos. “No entanto, como nessa semana registramos várias denúncias de demora na fila, o processo administrativo está prosseguindo e a empresa notificada”, informou o secretário.