Umuarama
O banco de leite materno do Hospital Norospar de Umuarama parabeniza todas as mães pelo Dia Mundial de Doação do Leite Materno, comemorando na terça-feira (19). A unidade também aproveita a data para informar, que devido as imposições de isolamento social – perante a pandemia do coronavírus – o preenchimento do cadastro de doadora e informações para doação estão sendo realizadas através do WhatsApp do posto de coleta.
Segundo a fonoaudióloga, Daiane Augusto Caetano Ribeiro, responsável pelo posto de coleta de leite materno do hospital, para as doações continuarem ocorrendo e respeitando as normas de prevenção contra o coronavírus. Mas agora, o banco de leite estendeu seu canal do WhatsApp (44 9118-9334) para também realizar o cadastro das mães que queiram doar o leite.
“Desta forma as mães não precisam vir até o hospital, podem fazer tudo pelo WhatsApp. Após o cadastro um bombeiro voluntário realiza a entrega do kit de coleta e também recolhe a doação”, explicou.
Daiane ainda ressaltou que o estoque do banco vem se mantendo, porém com a chegada do frio existe uma redução de doações. “Neste momento que chega o frio precisamos que as pessoas continuem doendo leite, para manter um estoque mínimo de 40 litros de leite por mês”, disse.
O leite materno vindo das doações é o principal alimento para a recuperação dos bebes da UTI Neonatal do Hospital Maternidade. A entrevistada explica que a fórmula não é o alimento ideal para o prematuro, pois o leite materno melhora o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções, além de ser o alimento ideal.
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado no Brasil há dez anos e é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, o ato pode salvar vidas, já que cada 300 mililitros (ml) do alimento sustentam, em média, dez recém-nascidos.
O Paraná conta hoje com 13 bancos de leite humano e 17 postos de coleta. Em 2019, mais de 18,9 mil mulheres fizeram doações que totalizaram 21.690 litros de leite.