Umuarama

Saúde

Banco de Alimentos disponibiliza livro digital com receitas no site da Prefeitura

27/07/2021 09H08

Jornal Ilustrado

Pão, biscoito, bolo e quibe de abóbora? Para apresentar essas e outras receitas com aproveitamento integral dos alimentos, a nutricionista Huana da Silva de Godoi, do Banco de Alimentos, prepara uma séria de videoaulas que serão disponibilizadas gratuitamente todas as quartas-feiras nas redes sociais da Prefeitura de Umuarama.

Nada se perde e tudo se transforma no programa coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. “Com criatividade e seguindo as dicas que vamos passar a cada vídeo, seguramente muitas delícias irão para as mesas das famílias. São receitas práticas, de fácil preparo, com ingredientes de preços acessíveis e que vão realmente surpreender. Um exemplo é o bolo de jiló com cobertura de chocolate, que a criançada vai amar!”, comenta Huana.

Os vídeos estão sendo gravados na cozinha experimental do Banco de Alimentos e terão entre cinco e dez minutos de duração cada. “O primeiro será disponibilizado no dia 4. Depois, todas as quartas-feiras de agosto (11, 18 e 25) teremos novas produções. Estamos começando pela abóbora, que é super dinâmica e pode ser aproveitada de muitas formas. Já gravamos, por exemplo, doce de casca de abóbora, pão, bolo e biscoito. É um alimento rico em vitaminas A e B, cálcio, fósforo e tem baixas calorias”, observa a nutricionista, destacando que os vídeos poderão ser acessados tanto no site da Prefeitura, quanto no canal do Youtube.

Mais receitas inusitadas – e que ficam uma delícia – estão na pauta para possível produção de vídeos, como palmito, beijinho e brigadeiro de mandioca, bife de casca de banana, molho de melancia (que substitui o extrato de tomate), maionese de abacate e pão com rama de cenoura.

LIVRO GRÁTIS

O Banco de Alimentos de Umuarama produziu um livro com dezenas de receitas, inclusive as que vão tornar-se vídeos. O material foi entregue às entidades beneficentes e a cada uma das famílias umuaramenses que participa do programa Cesta Verde. Agora, ele será disponibilizado também gratuitamente no site da Prefeitura, em formato de PDF. “As pessoas interessadas poderão baixar o livro, imprimir ou simplesmente consultar para poder preparar as receitas. Além disso, toda a equipe do Banco de Alimentos está disponível para instruir, dar dicas e sugestões de como melhorar a alimentação aproveitando integralmente os alimentos”, finaliza Huana.