Cotidiano

UMUARAMA

Balanço de 11 meses da Guarda Municipal indica 1.900 atendimentos oficiais

09/12/2023 09H19

Jornal Ilustrado - Balanço de 11 meses da Guarda Municipal indica 1.900 atendimentos oficiais

De janeiro a novembro de 2023, a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) atendeu a pelo menos 1.900 chamados, realizados pelo telefone 153. E a ocorrência líder em 9 dos 11 meses deste ano é a mesma: pessoas importunadas por usuários de drogas, mendicância, embriagados e em situação de rua – 82%.

Segundo o relatório de novembro, divulgado nesta sexta-feira (8), em segundo lugar em número de chamadas, estão as denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências ou comércios, em terceiro lugar vêm as denúncias de trânsito (veículos estacionados de forma irregular), em quarto lugar empatam os comunicados sobre derramamento de óleo ou entulhos de veículos, denúncias de furtos e roubos e perturbação de sossego, e em quinto lugar estão as abordagens para averiguação de suspeitos.

Diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato, entre as 178 ocorrências oficiais realizadas em novembro, destaque para dois encaminhamentos de pessoas à Delegacia da Polícia Civil (7ª Subdivisão Policial) para realização de prisão em flagrante por furto. “Outras ocorrências importantes que foram atendidas pelo efetivo da GMU, destaque para um homicídio e uma situação de desacato a funcionário público. Também fizemos atendimentos a episódios envolvendo animais, ameaças, apoio a ocorrências no Centro Pop e no PA (Pronto Atendimento) e denúncias de pessoas nadando ou pescando no Lago Aratimbó”, comentou Rissato.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Valdecir Gonçalves Capelli, comenta que a GMU, criada em 1992, é uma força de segurança atuante e muito próxima da comunidade. “Existem muitas pessoas que, antes de pensar em ligar para a Polícia Militar ou para a Civil, já pensam em pedir apoio para a Guarda Municipal. Isso revela a confiança dos moradores em nossa corporação, fato que muito nos orgulha”, afirma.

Guarda Municipal – Relatório de Ocorrências – 11/2023 – Clique aqui.