Coronavírus
Após avaliar os números e considerar a situação da pandemia de coronavírus no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decidiu reduzir o número de leitos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratamento de pacientes com covid-19. Nesta quinta-feira, 7, em Umuarama, sede da 12ª Regional de Saúde (que engloba 21 municípios), foram desativadas 20 UTIs e 20 enfermarias.
Segundo informações da 12ª RS, a baixa taxa de ocupação nas chamadas Alas Covid nos hospitais locais levou à decisão de desativar 10 UTIs e 10 enfermarias no Hospital Cemil e mais 10 UTIs e 10 enfermarias no Hospital Uopeccan, totalizando 40 vagas.
A partir desta quinta-feira (7), apenas o Hospital Uopeccan permanece com ala covid, dispondo de 10 leitos de UTI e 10 enfermarias. Mesmo com essa redução, a taxa de ocupação é considerada ‘tranquila’ – neste dia havia apenas um umuaramense internado em UTI e cinco em enfermaria.
A Macrorregional de Saúde Noroeste administra leitos destinados a 115 municípios da região. São 217 UTIs e 248 enfermarias em hospitais de Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte e Umuarama. De acordo com a última atualização, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid estava em 36% nas UTIs (79 pacientes internados) e 32% nas enfermarias (80 internações) no final da tarde de quarta-feira.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais 13 casos de covid-19 em Umuarama, na quinta-feira (7). São sete mulheres, cinco homens e uma criança, que elevam para 18.944 o total de pessoas com diagnóstico positivo para coronavírus desde o início da pandemia. A grande maioria já foi curada (18.511 umuaramenses), enquanto 117 casos permanecem ativos no momento e outros 162 estão com suspeita de contágio pelo vírus, aguardando confirmação ou descarte. Não houve registro de óbito nesta data, permanecendo em 316 o número de mortes provocadas pela doença.