Revitalização
Um trecho da avenida Paraná – que vai da Praça Miguel Rossafa até a avenida Romeu Zolim (na nova Rodoviária) – vai ser revitalizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segundo o projeto paisagístico, árvores exóticas serão substituídas por palmeiras fênix, transformando a região do Lago Aratimbó, um dos principais cartões-postais da cidade.
O novo projeto paisagístico teve início na manhã desta segunda-feira (24) e deve ser finalizado até dezembro. “Além da substituição das árvores nos canteiros centrais, o trecho também terá plantio de flores, melhorando a estrutura urbana e sempre regenerando os espaços públicos, como é o desejo do prefeito Hermes Pimentel: preparar uma cidade cada vez mais especial para que as famílias possam ter locais agradáveis e bem estruturados”, comentou o secretário de Meio Ambiente Rubens Sampaio.
Umuarama é uma das cidades mais arborizadas do Paraná, com 95 % de sua área urbana contando com alguma espécie arbórea, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com destaque para dois grandes bosques em sua área central. “Temos um moderno Plano de Arborização Urbana, que é fiscalizado por equipes de profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, garantindo uma cidade verde. Porém, é preciso sempre lembrar que cuidar dessa paisagem urbana é uma obrigação de todos os cidadãos”, pontua o secretário.
Segundo a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Claudia Calloi Palozi, o novo projeto será realizado em 23 quadras, totalizando 2.148,5 metros. “Cada canteiro terá, de forma intercalada, grama mato grosso, cambará rasteiro rosa, amarelo e roxo e palmeiras fênix, garantindo um colorido que vai encantar moradores e visitantes”, detalha Claudia, ressaltando que a população pode ficar tranquila que o processo de substituição das árvores não será demorado.