Umuarama

Infraestrutura

Audiência pública coloca os ciclistas de Umuarama em foco

11/09/2019 08H41

A cada ano os adeptos da bicicleta aumentam em Umuarama e tal situação coloca o sistema viário local em análise, visando melhorias. Para isso, na próxima quinta-feira (12), às 19h30, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores será realizada a audiência pública da Ciclomobilidade. O evento é organizado pelo vereador Deybson Bitencort (PDT), com o deputado estadual Goura Nataraj (PDT).

A audiência é do interesse da população da cidade, pois vai levantar informações para debater o plano de mobilidade urbano, documento que deve entrar para votação na Câmara de Vereadores nos próximos meses, segundo o vereador Bitencort.

Na pele

Usuária da bicicleta desde 2014, a professora da Faculdade Alfa, Laís Bueno Tonin, lembra que começou a pedalar por lazer, mas a bike virou meio de transporte no dia a dia. Para ela, o ciclista em Umuarama sofre com duas situações: a falta de ciclovias dentro da cidade e com a falta de conhecimento das legislações de trânsito por parte de alguns motoristas. “Tanto dentro da cidade, como para acesso as rodovias, temos deficiência de ciclovias. Além disso, as poucas que temos, são precárias e mal sinalizadas, o que coloca em risco a vida do ciclista”, disse.

Mais respeito

Ela lembrou que há três semanas um ciclista quase morreu próximo a ciclovia da saída para Maria Helena. Um carro cruzou a via e jogou o ciclista na rodovia, o qual quase foi atropelado por outro veículo. “Foi um milagre o rapaz ter sobrevivido”, alertou.

Dentro desse cenário, Laís ainda ressalta que muitos motoristas não conhecem o Código de Trânsito e as leis que priorizam a vida do ser humano. “Artigos protegem as pessoas sem veículo a motor. Neste caso, a bicicleta tem preferência. Os motoristas não podem trancar o ciclista na rua e a bicicleta ocupa o lugar de um carro na via. São várias situações no Código de Trânsito, que as pessoas fazem confusão”, disse.

Referência

Conforme o vereador Deybson Bitencort, a audiência pública vai trazer muitas informações para ajudar na leitura do plano de mobilidade urbana. “O plano vai modernizar as vias e também está incluso a ciclomobilidade. Para votar o projeto com maior conteúdo, precisamos discutir essa situação por isso buscamos com o deputado Goura, que é referência no assunto desde quando atuou na Prefeitura de Curitiba. Ele tem total conhecimento da área técnica, científica e prática da ciclomobilidade”, enfatizou.

Melhorias

Ainda segundo a professora Laís, os órgãos públicos precisam iniciar uma de conscientização da vida e da ciclomobilidade em Umuarama. “É preciso mostrar para os motoristas, pedestres e ciclistas que existem leis e tais leis precisam ser respeitadas. O cenário da bike aumentou muito, tanto de pessoas que utilizam a bicicleta para trabalho, como esporte e por isso é preciso de um olhar da comunidade”, finalizou.