Região

OBRA VAI SAIR

Audiência debate pavimentação da PR-218 e ponte entre Icaraíma e Querência do Norte

13/07/2023 16H59

Jornal Ilustrado - Audiência debate pavimentação da PR-218 e ponte entre Icaraíma e Querência do Norte

Lideranças políticas, empresariais e outros moradores de Icaraíma e Querência do Norte participaram de uma audiência pública na terça-feira passada, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. No evento foi debatido o projeto que visa a pavimentação asfáltica da rodovia PR-218 entre Icaraíma e Querência do Norte, passando pelo Porto Novo no rio Ivaí onde também está prevista a construção de uma ponte. Parte dos recursos para a obra já está incluída no orçamento do Estado para o próximo ano.

De Icaraíma estiveram presentes o prefeito em exercício, Devair Fabris, presidente da Câmara Municipal, Pelé da Ilha, a vereadora Dirlene e os vereadores Leandrinho, Laércio Beleza e Moura, além dos líderes Beto do Assentamento e Wilson Santos, presidente da comissão que reivindica a obra no lado de Icaraíma. Todos eles destacaram a importância da obra para ampliar o desenvolvimento da região.

Deputados

Para o presidente da Comissão de Orçamento do Legislativo, Luís Claudio Romanelli (PSD), a audiência pública demonstra a força da mobilização pela obra.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), lembrou que a audiência pública suprapartidária tem como principal objetivo corrigir uma lacuna histórica. “Com esta obra, vamos beneficiar os municípios de Querência do Norte, Icaraíma e toda a região, facilitando o escoamento da produção e o incentivo ao turismo. Sei da importância do turismo naquela região, sei da importância de investimentos e infraestrutura para o escoamento da safra e sei que é uma região que tem um grande potencial de crescimento e geração de emprego”, afirmou. Proponente da audiência, o deputado Professor Lemos (PT) afirmou que as obras vão beneficiar duas microrregiões do Estado.

O deputado Evandro Araújo (PSD), responsável pela relatoria do orçamento do Estado na Assembleia Legislativa, destacou a importância das obras estarem contempladas no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Os deputados Gugu Bueno (PSD), Arilson Chiorato, Luis Corti, Do Carmo (União), Matheus Vermelho (PP), Marcel Micheletto (PL) e Soldado Adriano José (PP) também manifestaram apoio à causa.

Os deputados propuseram a criação de uma Comissão Especial do Poder Legislativo para o acompanhamento dos trâmites da obra. Além disso, os parlamentares vão propor um projeto de lei nomeando o trecho de Rozinei Aparecida Raggioto Oliveira. Conhecida como Dra. Rose, a ex-prefeita de Querência do Norte batalhava pela pavimentação da rodovia. Dra. Rose faleceu em 2021 por complicações causadas pela Covid-19.

Também participaram da audiência pública o prefeito de Marilena, José Aparecido da Silva, o Zé do Peixe, o prefeito de Alto Paraíso, Dércio Jardim Junior, o prefeito de Paraíso do Norte, Carlos Alberto Vizzotto, o prefeito de Mirador, Fabiano Travain, o prefeito de Santa Isabel do Ivaí, Freonizio Valente, além de representantes de Câmaras de Vereadores e da sociedade civil organizada. O diretor de Operações do Departamento de Estadas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Rui Assad, participou do encontro.

A Estrada

O trecho tem o total de 54 quilômetros de estrada não pavimentada. Além de tornar o caminho mais curto, dizem os moradores, a obra irá beneficiar o escoamento da produção agrícola e garantir mais segurança e conforto para os condutores que trafegam pela região.

De acordo com os participantes da audiência pública, a pavimentação completa da PR-218 e a construção da ponte sobre o Rio Ivaí vão beneficiar não somente os municípios de Querência do Norte e Icaraíma, mas também outras cidades. Além da produção de alimentos, outra questão em pauta é a rica biodiversidade da região, como as áreas de proteção ambiental (APA) de ilhas e várzeas do Rio Paraná e o corredor ecológico do Parque Nacional da Ilha Grande.

Atualmente, o deslocamento é feito por estrada de terra e por meio de balsa.

Reivindicação antiga

O município de Querência do Norte é um importante produtor e exportador de arroz irrigado, laticínios e outros produtos agrícolas. Isto justifica a grande circulação de caminhões de carga na região. O prefeito do município, Alex Sandro Fernandes, lembrou que a reivindicação tem mais de 40 anos. “Hoje esta é a obra mais importante não só para o município de Querência, mas para o extremo noroeste, representando desenvolvimento econômico e social”, alegou. A visão é semelhante a do vice-prefeito de Icaraíma, Devair Fabris. Para ele, o esforço conjunto de todos vai permitir com que as obras saiam do papel, beneficiando a população de toda a região.