Assistência Social
Nos últimos meses a população de rua vem aumentando em Umuarama e mesmo com dois albergues e casas de apoio, eles preferem permanecer nas praças, terminal urbano e ruas da cidade. A situação vem chamando a atenção de quem trafega por estes locais, devido as constantes cenas de brigas e também sexo ao ar livre.
A situação tomou proporções maiores com o compartilhamento de um vídeo, via WhatsApp, em que dois moradores de rua realizavam ato libidinoso dentro do terminal rodoviário urbano de Umuarama. A situação levou constrangimento para parte das pessoas que esperavam pelos ônibus. Conforme pessoas que estavam no local, a situação é recorrente.
Além da prática do sexo ao ar livre durante o dia, brigas constantes e embriagues são outras queixas dos umuaramenses que transitam pela praça Miguel Rossafa, Terminal Rodoviário Urbano, Praça Oscar Thompson Filho e Praça Paulo VI. Uma pessoa que preferiu não se identificar, ressaltou que eles ficam pedindo dinheiro para todo mundo e esta semana viu dois andarilhos brigando com socos e ponta pés e o motivo seria uma mulher, que também é moradora de rua. “A gente se sente constrangido, pois eu estava entrando na Caixa Econômica e fui abordada na entrada e saída”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Umuarama ressaltou que reprova o tipo de conduta mostrada no vídeo compartilhado via WhatsApp na manhã de ontem e esclarece que mantém vigilância constante nos logradouros públicos, porém não é possível estar o tempo todo em todos os locais. Ainda segundo nota, a orientação para quem testemunhar uma situação como esta é acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153, como também, a Polícia Militar no número 190.
A Prefeitura de Umuarama ainda informa que as Secretarias envolvidas com o setor estão organizando reunião com o Ministério Público, para tratar questões referentes às pessoas em situação de rua e definir ações.
Mesmo com estrutura para acolher os moradores de rua, existe resistência por parte dessa população em aderir aos espaços por conta das regras e organização que precisam ser seguidas, como os horários e proibição do consumo de álcool, segundo assessoria de imprensa da Prefeitura. A administração municipal também possui convênios com uma entidade que oferta dois espaços no município, onde dispõe de pouso, higiene pessoal e alimentação gratuita para pessoas que encontram-se em situação de rua, com dormitórios dignos e banho quente. Basta que os usuários se enquadrem ao funcionamento das entidades.
Os moradores também passam pelo Centro Pop onde é feita triagem e caso seja de fora o município oferece passagem para retornar para sua cidade natal, caso seja de rua.