PRESENCIAL
Seguindo a resolução do Governo Estadual, algumas escolas estaduais de Umuarama realizam nesta quarta-feira (21) a retomada da grade de atividades extracurriculares. Conforme o Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE), na cidade são sete instituições de ensino que abrem tais atendimentos presenciais, sendo que todas estão preparadas para seguir os protocolos de prevenção a não transmissão do coronavírus.
Segundo Gilmara Ana Zanata, Chefe do NRE de Umuarama, são 16 escolas de Umuarama e região programadas para atender os alunos nas atividades extracurriculares, sendo sete em Umuarama, duas em Cruzeiro do Oeste, duas em Iporã, uma em Icaraíma e uma em Altônia. “O que passamos para os pais é que jamais vamos colocar qualquer criança ou adolescente em perigo. Todas as escolas estão preparadas com os kits de proteção e vamos seguir todo um protocolo emitido pela Secretaria de Educação do Paraná. Tudo foi muito bem pensado, com diretores e equipe pedagógica conscientes”, ressaltou.
Ainda segundo Gilmara, além das medidas de segurança, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem foram disponibilizadas ao NRE para visitar e orientar as 16 escolas que entram nessa fase de retomada de atividade presencial. “Estamos esperando o atendimento entre 750 a 780 alunos em Umuarama”, falou.
Entre as regras estabelecidas pelas Secretarias de Estado, por meio do Comitê ‘Volta às Aulas’, constam orientações sobre monitoramento de temperatura corporal na entrada das escolas; higienização dos espaços de aula; distanciamento físico mínimo entre indivíduos e escalonamento de corpo docente para o ensino presencial, entre outros pontos.
O uso de máscaras, por exemplo, será obrigatório para todas as pessoas que frequentarem as escolas, em todos os espaços de uso coletivo – inclusive no interior das salas de aula. Haverá álcool em gel nas salas abertas aos alunos, salas de professores em espaços comuns da escola.
Estudantes e profissionais da educação que sejam comprovadamente parte do grupo de risco não deverão voltar às atividades presenciais.
A retomada da grade de atividades extracurriculares foi liberada pelo Governo do Estado no dia 9 de outubro e vale para toda as redes de ensino: estadual, municipal e privada, desde o Infantil IV (a partir de 5 anos) até o Ensino Médio.
O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, informa que o retorno será facultativo à adesão das famílias, devendo os pais ou responsáveis autorizar a presença dos filhos nas atividades extracurriculares.
Em nota ao jornal Umuarama Ilustrado, a Secretaria Municipal de Educação explicou que as atividades das escolas municipais continuarão de forma remota, sem previsão para retomar as atividades presenciais.
Na manhã de ontem, o Ilustrado entrou em contato com algumas escolas privadas de Umuarama, sendo que umas estão realizando reuniões para decidirem se aderem à resolução do governo estadual e outras já estão oportunizando as atividades extracurriculares, seguindo as normas de segurança.
Segundo o coordenador do Ensino Médio do Colégio Alfa, Eduardo Lavagnini, a escola aderiu às atividades extracurriculares. “Para isso fizemos uma pesquisa junto aos pais e 75% concordaram” explicou.
Para atender os alunos, o colégio dividiu as turmas e durante uma semana 15 alunos podem realizar o tira dúvidas de forma presencial com os professores. Na semana seguinte, novos alunos tem a chance de realizar a atividade extracurricular. “Já tínhamos esse contato, pois o colégio tem um aplicativo que possibilita ao aluno marcar uma vídeo conferência com o professor pelo google meet. Nesta forma de escalonamento de alunos, junto com as medidas de prevenção, levamos mais segurança para toda comunidade do colégio”, explicou.
São consideradas atividades extracurriculares recursos escolar e nivelamento; aprofundamento da aprendizagem; atendimento educacional especializado; atendimento pedagógico individualizado; cursos de idiomas; experimentação e iniciação científica; cultura e arte, esporte e lazer; tecnologias da informação, da comunicação e uso de mídias; meio ambiente; direitos humanos; promoção da saúde; e mundo do trabalho e geração de rendas.