empatia e solidariedade
O ato solidário de dois agentes de trânsito de Umuarama ganhou repercussão nas redes sociais. Os servidores ajudaram uma mulher, que estava com o pneu de sua moto, Honda Biz, furado e estacionada em local proibido na avenida Paraná, na área central da cidade. A situação aconteceu na tarde da última segunda-feira (7), por volta das 13h30.
Nas redes sociais, Valquiria Oliveira, 39 anos, escreveu que trafegava pela avenida quando percebeu que o pneu traseiro do veículo havia furado. Impossibilitada de seguir adiante, a mulher contou que parou em uma vaga destinada para carros e de curta duração.
Na sequência, os agentes que patrulhavam a avenida passaram pelo local e disseram a ela que não poderia estacionar naquela vaga. A mulher explicou a situação e percebendo que a motociclista estava em apuros, os servidores pararam a viatura e deram o suporte necessário.
“Eles (os agentes de trânsito) passaram e pararam, momento em que eu disse que tinha furado o pneu e que por esse motivo estava parada ali. Fiquei surpresa quando eles falaram que levariam a moto na borracharia”, enfatizou Valquiria, que e casada, mãe de dois filhos e atualmente trabalha como lash designer, ou seja, uma estilista de cílios.
Conforme a umuaramense, no dia do ocorrido, ela tinha ido ao centro da cidade pagar um boleto quando o pneu furou. Como não sabia retirar o pneu e não possuía condições para empurrar a motoneta até uma oficina, devido a um problema no braço, ela disse que estacionou o veículo e ficou pensando em alguma solução. Foi nesse momento que os agentes chegaram para socorrê-la.
“Já ouviu falar da lei do retorno, pois é, ela existe. Hoje quando fui ao centro meu pneu furou. Então estacionei em um lugar proibido. Eles (os agentes de trânsito) passaram e pararam, momento em que eu disse que tinha furado o pneu e que por esse motivo estava parada ali. Fiquei surpreendida quando eles falaram que levariam na borracharia. Então me lembrei das vezes que parei na rua pra ajudar alguém empurrar um carro, avisei quando a porta do carro estava aberta, avisei quando o pezinho da moto estava abaixado. Tudo isso conta. Pra saber o quanto você tem um bom coração. Obrigado meninos da Umutrans, que Deus abençoe vocês”.
Os servidores responsáveis pela ação foram o agente Felix e o agente Reis. Segundo eles, o ato de socorrer motoristas e motociclistas em ‘apuro’ também faz parte do trabalho realizado pelo agente de trânsito.
“O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito. Isso está previsto na lei e devemos cumprir. Só que além disso, no nosso curso de formação aprendemos a respeito do papel educador do agente de trânsito e de sua importância”, disse o agente Reis.
Embora esse ato tenha ganhado notoriedade nas redes sociais, ações semelhantes são recorrentes entre os agentes. É o que explica o agente Feliz.
“Pela repercussão que teve o caso, parece que é um comportamento atípico dos agentes, mas dentro da secretária de trânsito de Umuarama os gestores sempre colocam em pauta esse tipo de ação por parte dos servidores. Praticamente todas as semanas lidamos com situações semelhantes, desde um motorista que precisa de uma recarga de bateria até no auxílio do socorro à vítima de um acidente de trânsito”, pontuou Felix.
A diretora da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama), Dianês Maria Piffer, enfatiza ainda que o trabalho dos agentes na fiscalização não se limita a aplicação de multa em casos de desrespeito. Ela assemelha o trânsito como um tripé, formado pela parte de engenharia de trânsito, legislação de trânsito e por último a educação do trânsito, esse último tido como o principal.
“Quando se fala em educação, não é só campanha educativa, que é o ato de entregar panfletos para condutores e realização de palestras, mas é também você como agente observar situações em que o condutor precisa de ajuda ou orientação e auxilia-lo da melhor maneira possível”, finaliza.
Na manhã deste sábado (12), os agentes de trânsito ajudaram um outro motorista que estava em apuros na avenida Paraná. Uma das rodas de um Volkswagen Gol se soltou, fazendo com que o veículo ficasse parado no meio da via, impedindo o tráfego de outros veículos. Agentes de trânsito estiveram no local e colocaram a roda para o condutor do carro, liberando a pista.