UMUARAMA
Professores de educação especial que atuam nas salas de recursos multifuncionais nas unidades de ensino da rede municipal tiveram um dia de formação nesta segunda-feira, 23, no Centro Cultural Vera Schubert. Palestras e dinâmicas foram realizadas pela manhã, das 8h às 11h30, e na parte da tarde das 13h às 16h30 e contemplaram também profissionais de apoio e coordenadoras pedagógicas das escolas e centros municipais de ensino infantil (CMEIs).
A formação, intitulada “Aprendizagem escolar e estratégias de autorregulação”, foi organizada pela própria Secretaria de Educação e ministrada pela professora doutora Fernanda Carvalho Polônio. “Agradecemos à palestrante, que aceitou nosso convite para dar continuidade às temáticas referentes ao atendimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, destacou a secretária Mauriza de Lima Menegasso.
De acordo com a secretária, “a palestrante está conosco neste ano para ministrar formações aos professores, profissionais de apoio, coordenação pedagógica, direção, secretários escolares e serviços gerais”, disse.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras e em Psicopedagogia, mestre e doutora em Educação pela UEM, a professora trabalha atualmente como terapeuta no atendimento educacional especializado no Núcleo de Terapias Integradas Sinapse em Maringá.
“A professora Fernanda vem desenvolvendo no município, desde a primeira palestra do ano letivo, um trabalho importante para a formação dos nossos professores e demais servidores sobre o Transtorno do Espectro Autista. Nesses encontros são trabalhados aspectos relevantes para o atendimento desse público, práticas e orientações sobre como lidar com as mais variadas situações”, completou Mauriza.
A formação também teve apresentações culturais, com o coral da Escola Municipal Evangélica, que interpretou um canto africano, e a fanfarra a Escola Tempo Integral. Os alunos da Escola Evangélica contam com atividades musicais na escola e são regidos pelo professor Fernando Henrique Ribeiro Gomes. Já na Tempo Integral, as atividades musicais incluem a fanfarra que utiliza instrumentos confeccionados com materiais recicláveis, também sob a batuta do professor Fernando Gomes.