Umuarama

Saúde

Ayurveda passa pelo autoconhecimento visando o ponto de equilíbrio e a saúde

13/05/2019 08H34

joana-ayurveda-umuarama

Em um mundo ocidental, onde cada dia percebemos o crescimento do vazio existencial, a Ayurveda renasce como opção de reencontro, promovendo uma visão de respeito ao meio ambiente, a espiritualidade e as diferenças. Nascida a milhares de anos na Índia, a medicina milenar formata um conjunto de conhecimentos objetivando preservar e promover a saúde das pessoas.

Em Umuarama a fonoaudióloga Joana Brandalise, viajou o mundo em busca desse conhecimento, quando se formou terapeuta Ayurveda na Índia e também instrutora de Yoga. Joana contou ao jornal Umuarama Ilustrado, que a Ayurveda busca proporcionar o equilíbrio de cada indivíduo, pois quando existe harmonia do corpo e mente existe saúde.

Nesta visão, a doença surge pelo desequilíbrio, por um estilo de vida não condizente ao seu metabolismo. Fazemos tantas coisas contrárias a nossa essência, que acabamos desfocando da nossa real natureza e isso gera a doença”, explicou Joana.

Conforme a terapeuta, cada indivíduo é único, mas recebemos informações e realizamos ações em blocos, quando todos acabam tendo o mesmo estilo de vida. “Estamos em uma era de muita informação, mas acabamos sendo analisados como um todo e fazendo as mesmas coisas. Desta forma, acabamos desfocando do nosso propósito, o que gera ansiedade e angustias”, disse.

Na nossa cultura pensamos que todo mundo é igual. Nos alimentamos, trabalhamos e vivemos da mesma forma, e para alguns, isso proporciona um estilo de vida estressante. Na Ayurveda cada um tem sua natureza, claro que não podemos parar de trabalhar, mas temos que saber identificar nossa individualidade e encaixar nessa demanda que o mundo exige”.

PONTO DE EQUILÍBRIO

meditação-umuarama

Neste cenário, a terapeuta explica que é feito uma consulta para entender o biótipo e a natureza da pessoa, na visão Ayurveda. Posteriormente é orientado qual seria a vida saudável para o paciente. “Sugerimos um estilo de vida visando a saúde com a melhor alimentação, horários para trabalhar, atividades físicas entre outros pontos observando o indivíduo e se houver um problema, o tratamento. É orientado o que é melhor para sua natureza, que seja gerador de equilíbrio, pois o equilíbrio e a harmonia vão gerar saúde. A doença surge quando dispersamos da nossa natureza interna”, noticiou Joana Brandalise.

Preenchendo as lacunas

Além da Ayurveda, Joana também trabalha em Umuarama com Yoga, alimentação e meditação. A entrevistada finalizou ressaltando que quando olhamos para dentro e nos entendemos começamos a preencher lacunas e é neste momento que começa a mudança. “Não se limite, se abra, pois ninguém é dono da verdade e a diversidade é interessante. Se abrimos novas perspectivas pode ser que nos ajude”, finalizou.