Umuarama

Arte e Cultura

Artistas da Apae conquistam e encantam em festival Nacional de Arte

26/11/2019 09H34

apae-umuarama

O grupo Corpo e Movimento da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Umuarama (APAE) representou o Paraná no 11º Festival Nacional Nossa Arte na cidade de Manaus/Amazonas. Com um grupo de 14 alunos, os artistas da APAE passaram por mais de 20 equipes e conquistaram o 2º lugar na modalidade de dança, com a apresentação ‘Cárceres Mentais’.

O evento promovido pela Fenapaes (Federação Nacional das Apaes) começou em 2018 com as etapas municipais e regionais, as quais o grupo Corpo e Movimento foi campeão em ambas. Com as vitórias os umuaramenses conquistaram o direito de representar o Estado na etapa nacional, disputada entre os dias 18 e 22 novembro em Manaus.

Segundo a professora e coreografa da Apae de Umuarama, Lyrian Reina, a conquista do segundo lugar nacional mostra o esforço e a dedicação dos alunos. “A Apae conta em seu currículo a disciplina de arte e cultura, onde todos os alunos participam de oficinas de dança e nesta coreografia tais alunos foram os destaques”, disse.

Conforme o aluno e dançarino Alan Ben-Hur Bruno, participar do festival foi algo inigualável, pois além de mostrar a arte do grupo, os alunos tiveram contato com pessoas, cultura e lugares fora do cotidiano. “Conhecemos pessoas, animais como o boto-cor-de-rosa, uma tribo indígena entre outras situações fora do nosso cotidiano”, ressaltou.

Márcia Cristina Soarez da Silva, coordenadora regional de Arte e Cultura da Apae, explicou que a conquista eleva a autoestima dos alunos, mas a participação de um evento desse porte promove o enriquecimento cultural e instiga o desenvolvimento social desses alunos. “Lá eles não são os alunos, mas os artistas. Quando estão no palco brilhando, surge o reconhecimento de serem artistas e dançarinos”, noticiou.

A coordenadora ainda agradeceu as Apaes de Tapira e Cruzeiro do Oeste por oportunizar a participação dos alunos Alan Ben-Hur Bruno e Quiara Odete Santos da Silva. “Na fase regional perdemos quatro alunos, pois foram para o mercado de trabalho. Mas com o apoio das Apaes de Tapira e Cruzeiro do Oeste, conseguimos completar a equipe”, agradeceu.

Amor pela dança

Representando os participantes do grupo, a aluna e dançarina Mariana Alves Aparecido disse que a dança significa tudo em sua vida. “Eu me sinto feliz dançando com meus amigos. Gosto é divertido, antes de entrar no palco fico com frio na barriga, mas quando começo a dançar tudo muda. Eu amo dançar me faz bem”, finalizou.